/

05 de Agosto de 2013 16h58

Cuiabá tem plano de expansão aprovado para programa federal "Crack, é possível vencer"

05/08/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá participa nesta terça-feira (6) da solenidade de adesão ao programa “Crack, é possível vencer”, em Brasília. Além dos Estados, apenas 85 municípios brasileiros foram autorizados a aderir ao programa e a Capital ainda teve seu plano de expansão aprovado.

O programa prevê a participação de entidades ligadas a políticas públicas de prevenção do uso, tratamento e reinserção social do usuário de crack e outras drogas.

A metodologia é baseada em três eixos principais: prevenção, cuidado e autoridade. Ou seja, dar tratamento adequado ao usuário de crack e outras drogas; oferecer cuidados àqueles que convivem com o indivíduo, como família e amigos; e elencar as autoridades e funções referentes a cada poder envolvido no sentido de cumprir as demais metas.

O secretário de Esportes e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, vai representar o prefeito Mauro Mendes na solenidade e acredita que programa irá beneficiar não só o individuo, mas também toda a sociedade que vive em torno dele.

Ele também considera o esporte uma ferramenta importante no eixo da prevenção. “O esporte é uma maneira de estimular e mostrar a crianças e jovens que um novo caminho é possível. Mas também aparece no eixo de ‘cuidados’, pois os esportes também são uma espécie de terapia para quem passa por uma situação difícil”, explicou.

O governo federal terá o papel de ajudar a montar a rede completa de atendimento ao usuário de drogas e sua família. Neste sentido, Cuiabá já foi contemplada com o plano de expansão dos serviços que abrange do eixo de ‘cuidados’ os setores da saúde, assistência social e autoridade.

Foi aprovada a implantação de mais um consultório na rua, dois CAPS AD III 24 horas, um CAPS III, um CAPS AD, uma unidade de acolhimento adulto, uma unidade de acolhimento infanto-juvenil, dez leitos especializados e 30 vagas em comunidades terapêuticas financiadas, no setor da Saúde.

Na Assistência Social, a expansão abrange mais um serviço de abordagem social na rua, um CREAS e um Centro Pop. Já no setor de autoridade, 80 policiais serão capacitados para o policiamento de proximidade e até 2014, 40 câmeras de vídeo-monitoramento fixo e duas bases móveis da polícia deverão ser implantadas.