/

03 de Janeiro de 2012 14h00

Cuiabá pronta para Corrida de Reis neste domingo

03/01/2012

Sandrine Gahyva (Secom Cuiabá) com informações TVC

Cuiabá se prepara para uma das maiores provas do Atletismo de Rua do Brasil, a Corrida de Reis, que este ano completa sua 28ª edição. Considerada a maior prova da modalidade do Centro-Oeste e uma das maiores do País, o evento esportivo acontece neste domingo (08-01), a partir das 7h. A Prefeitura de Cuiabá é parceira da TV Centro América, idealizadora da corrida, na realização deste evento.

Conforme o secretário Municipal de Esporte e Cidadania de Cuiabá (SMEC), João Bosco Cruz, a prefeitura Municipal, desde o início da Corrida de Reis, é parceira do evento esportivo. Segundo ele, o apoio a Corrida é de suma importância, pois além de promover qualidade de vida aos cuiabanos, ela projeta Cuiabá para o mundo todo.

Bosco lembra que hoje a Corrida é disputada por grandes nomes do atletismo mundial. “Além dos grandes atletas mato-grossenses também são esperados corredores do Quênia, Etiópia, Tanzânia e de todo o Brasil”, disse.

No dia da Corrida, a SMEC terá uma equipe de 20 profissionais que estarão auxiliando os atletas na chegada da prova.

Números

São esperados 10 mil atletas para a Corrida de Reis. Entre o total de competidores, cerca de 2,4 mil são mulheres. O número de participantes na categoria feminino aumentou cerca de 30% se comparado à corrida de rua realizada em 2011.

São 10 quilômetros de percurso, partindo de Várzea Grande (MT) com chegada em Cuiabá (MT). A largada da prova será em Várzea grande, nas proximidades da ponte Sérgio Motta com o seguinte trajeto: Avenida Beira rio, Avenida Tenente Coronel Duarte, Avenida do CPA com chegada em frente à Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo.

Tradição

A Corrida de Reis foi realizada pela primeira vez em 1985. O nome é uma referência ao dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, em homenagem aos três Reis Magos, data da primeira disputa.

Os primeiros colocados são premiados com medalhas e dois carros zero quilômetro além da premiação em dinheiro. Ao todo, a Corrida de Reis tem 20 categorias, sendo dez no masculino e dez no feminino.