/

22 de Julho de 2011 09h00

Cuiabá participou do Seminário Nacional Prefeito Amigo da Criança

22/07/2011

Marcella Magalhães/Assessoria-SMEC

O Administrador Natalício Menezes, do Programa Prefeito Amigo da Criança de Cuiabá, juntamente com a Conselheira do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Joana Darc, representante das secretarias de Assistência Social e Esportes e Cidadania participaram em São Paulo do Seminário Nacional Programa Prefeito Amigo da Criança e Encontro Nacional dos Articuladores do Projeto Creche para Todas as Crianças da Fundação Abrinq, no último final de semana.

Conforme Menezes “foi de extrema importância mandar representantes de Cuiabá a este seminário, uma vez que o município foi a única capital do Centro Oeste e o único município do estado a ser agraciado pelo Prêmio Prefeito Amigo da Criança em 2008 e novamente está participando  deste projeto realizado pela Fundação Abrinq”, disse.

O administrador ressaltou, que na data em que se comemora os 21 anos da Lei 8069/90, que criou o Estatuto de Criança e do Adolescente – ECA, Cuiabá, apesar dos problemas enfrentados, pode comemorar os  avanços conquistados. Nos últimos anos houve redução na gravidez na adolescência e uma grande ampliação na oferta de vagas na educação infantil (Creche e Pré Escola) e Cuiabá está a frente de muitas capitais e cidades de grande porte que concorrem ao Premio Prefeito Amigo da Criança.

Ele disse ainda que a média nacional de cobertura em creche foi de 21,89% em 2009, em Cuiabá era de 34,49%, ficando a frente de Belo Horizonte com 16,32% e 31,90% em Curitiba. Já a cobertura em Pré Escola cuja média era de 46% á 60,9%, Cuiabá registrou 69,49%, Curitiba 46,28% e Belo Horizonte 79,15%. (fonte relatório Fundação Abrinq).

Joana Darc destacou que “o seminário foi positivo ao cobrar dos gestores municipais e dos conselhos de direitos a formulação dos Planos da Política Municipal para Infância e Adolescência, pois sem planejamento não há como implantar os programas e serviços com eficácia. Cuiabá é um dos poucos municípios que já possui os planos na área da infância e adolescência.

Natalício aproveitou o evento para distribuir aos presentes a Cartilha Mergulhando no ECA, de sua autoria, e exemplares do Plano de Ação - Diretrizes da Política para Infância e Adolescência, Planos Municipais de Convivência Familiar e Comunitária e de Enfrentamento a Violência, Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes de Cuiabá 2009 – 2013.

 

Mais Informações:
(65)  9948-0456 - menezescidadania@hotmail.com