/

08 de Outubro de 2010 16h00

Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas aprova plano de atuação

08/10/2010

Marcella Magalhães-Assessoria – SMEC

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas – Comad aprovou hoje (08-10), o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas, com o objetivo de colaborar com a prevenção e tratamento do indivíduo usuário de drogas e sua família, com relação à droga lícita e ilítica.

O Conselho iniciou sua formação há dois anos, mas somente neste ano foi oficializado e há pouco mais de cinco meses foi dado início à sua estruturação.

Para o Presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas – Comad, Alberto Amaral, a aprovação do Plano é necessária para dar andamento às ações que devem ser desenvolvidas pelo conselho. “Daqui para frente vamos levar o Plano aprovado ao Prefeito Francisco Galindo, ao conhecimento da Câmara Municipal de Cuiabá, para que juntas, as instituições governamentais e não governamentais possam colocar em prática ações necessárias, para prevenirmos, tratarmos e realizarmos a reinserção socia, da crianças, jovens e adultos afetados pelo problema”, pontuou.

Veja alguns itens do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas:

-Definir ações e metas para a implementação de Políticas Públicas Municipais sobre Drogas no município de Cuiabá, contempladas no Plano.

-Fomentar e fortalecer o Fundo Municipal Sobre Drogas e garantir dotação orçamentária para a implementação da política municipal sobre drogas.

-Fortalecer a Rede de Proteção Social, formando agentes multiplicadores para atuarem no campo da Prevenção e Assistência ao uso abusivo de drogas;

-Promover conhecimentos e articular mobilização para as Entidades terem sucesso em suas intervenções junto ao Executivo através de parcerias com o Poder Legislativo e o Ministério Público;

-Implantar a secretaria municipal executiva de políticas sobre drogas do COMAD

-Propor a criação de uma legislação específica municipal na área de saúde mental, para garantir a implementação e a fiscalização das ações propostas nesta política.

-Implantar serviços e implementar a rede de assistência já existente integrando os setores públicos e privados voltados para o atendimento a pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de drogas, como forma de ampliar a rede e melhorar sua eficácia.

-Organizar, apoiar e incentivar projetos de geração de renda, cooperativas, associações voltados para a promoção da inclusão social.

-Reforçar e apoiar projetos e serviços que em seu modelo assistencial levem em consideração o respeito à política nacional vigente, fundamentados em resultados comprovados e que estejam de acordo com as exigências mínimas legais de funcionamento.

-Apoiar e promover projetos de redução de danos sociais e à saúde, levando em consideração ser esta uma diretriz nacional reconhecida e recomendada como política pública voltada para o enfrentamento da questão das drogas.

Mais Informações:
(65) 8416-3256