/

28 de Fevereiro de 2011 17h00

Conheça a história da Corrida Bom Jesus de Cuiabá

28/02/2011

Marcella Magalhães-Assessoria-Smec

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Esporte e Cidadania, realiza no dia 03 de abril de 2011, em homenagem ao 292º aniversário da capital mato-grossense, a Corrida Bom Jesus de Cuiabá. Inicialmente denominada Corrida 8 de Abril, este evento foi criado na década de 70 para integrar as programações alusivas ao aniversário de Cuiabá, juntamente com outros eventos cívicos, culturais e de lazer. Até o ano de 1985, dependendo de cada gestor, a corrida era disputada em percursos e distâncias diferentes

Na primeira gestão de Dante de Oliveira, em 1986, o prefeito assinou o Decreto 1426 de 03/04/86, determinado que a corrida passasse a ser denominada como Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Foi oficializado o percurso, idade dos atletas, a distância, as faixas etárias, premiação em troféus e medalhas e que ainda definia o déia 8 de abril de cada ano como a data para realização da prova.

A Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá, em suas primeiras edições, contava quase que exclusivamente com a participação de atletas da capital e da vizinha Várzea Grande. Com o passar dos anos, o evento foi difundido a nível estadual e posteriormente a nível nacional.

Esta prova já consagrou inúmeros atletas participantes. Uns pelo título que conquistaram, outros pelo prazer da participação.   Quem não se lembra de Tadeu Dias da Conceição, que começou representando o Exército Brasileiro, de 1975 a 1990, passou representar o Corpo de Bombeiros Militar e conquistou cinco títulos de campeão geral nesta corrida. Este atleta representou nada menos do que nove vezes o estado de Mato Grosso na corrida de São Silvestre.

Do lado feminino, a lembrança recai logo na Cinderela Negra,a nossa inesquecível Jorilda Sabino, que corria com os pés descalços, e conquistou diversos títulos no cenário nacional ao longo de sua carreira. Seguindo a mesma trajetória, veio Nadir Sabino, que conquistou muitas vitórias nesta corrida.Na categoria masculina, nas últimas corridas, brilharam os atleta Urias Y Lima e o veterano João Neto Braga, que participou de oito edições, sempre subindo ao podium, sagrando-se vencedor em quatro delas.

À medida em que a prática de atividade física foi sendo icentivada pelo prefeito Wilson Santos, foram inseridas outras categorias na Corrida Bom Jesus, como os Idosos e Portadores de Necessidades, bem como ampliado de cinco para doze o número de faixas etárias, contemplando e possibilitando a participação de pessoas de outros segmentos sociais, deixando de ser um evento onde só participava a elite do atletismo.

Destaca-se entre os mais idosos o Sr. Cecílio Jose Ferreira, com 72 anos, que já participou de muitas corridas e a Sra. Maria do Carmo Ferreira, com 69 anos.

De acordo com o secretário da Smec, Moisés Dias, o número de participantes foi crescente a cada evento, ao ponto de ser preciso estabelecer a cada ano um número máximo de atletas inscritos. “Neste ano a Secretaria de Esportes limitará a 2.000, por questões técnicas e de uma boa organização, visando assegurar aos participantes conforto e segurança”, disse ele.

O secretário também recordou que “de 2005 a 2009, tivemos um acréscimo de aproximadamente 82 % de procura de inscrições e efetivamente passamos de 146 atletas em 2005 para 912 atletas que participaram da prova em2009”, resultado que ele acredita ser devido à credibilidade que a prefeitura conquistou junto à comunidade.  

As inscrições para esta corrida já estão abertas; os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania, à Rua Comandante Costa, das 8:00 às 18:00as, e as inscrições serão gratuitas.