/

10 de Dezembro de 2013 15h10

Centro de Iniciação Esportiva vai atender crianças e adolescentes carentes em Cuiabá

10/12/2013

Evelyn Ribeiro

A Prefeitura de Cuiabá participa nesta terça-feira (10), em Brasília, da oficialização do anúncio dos municípios selecionados para instalar unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Também participam da cerimônia o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a ministra da Cultura, Marta Suplicy e a ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

A previsão é de que a construção do CIE em Cuiabá seja iniciada ainda no primeiro semestre de 2014. O módulo de Cuiabá é considerado o mais completo, com ginásio poliesportivo, quadra e pista de atletismo. Toda a estrutura terá medidas profissionais com condições de sediar eventos oficiais.

O complexo ocupará uma área de 7.000 m², na região do Coxipó da Ponte, e permitirá a prática de 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica (futebol de salão).

De acordo com o secretário municipal de Esporte, Cidadania e Juventude, Carlos Brito, este espaço é uma oportunidade de despertar nas crianças e nos jovens o interesse pela prática de esportes. “Implantaremos o Centro de Iniciação Esportiva em uma região carente da Capital e trabalharemos para que este funcione como gerador de oportunidades”, afirmou o secretário.

O investimento, em torno de R$ 3,2 milhões, é fruto de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Cuiabá.  Os recursos para a construção do Centro de Iniciação Esportiva são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).

“Este é um legado olímpico em razão das olimpíadas e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, mas que vão beneficiar todo o Brasil”, disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

A Prefeitura de Cuiabá também avalia a possibilidade de construção de uma nova unidade a ser instalada em uma área considerada extremamente carente. Além de Cuiabá, cidades como São Paulo, Alagoas, Paraná, Bahia e Santa Maria também vão receber unidades do CIE. Os projetos de arquitetura e engenharia dos Centros serão fornecidos pelo Ministério do Esporte.