/ Beisebol

08 de Março de 2014 07h47

Atletas do beisebol mato-grossense conhecem técnicas dos jogadores japoneses

08/03/2014

CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Federação Mato-grossense de Beisebol e o Consulado do Japão está proporcionando uma troca de experiências entre os atletas da modalidade esportiva de Cuiabá e Várzea Grande e os japoneses.

Nesta sexta-feira (07), os atletas japoneses deram início às clínicas, que são demonstrações e treinamento de técnicas do jogo. Os atletas são considerados os melhores jogadores de beisebol da Universidade do Esporte do Japão.

Na abertura do evento, que ocorreu no estádio Presidente Dutra, além das demonstrações de jogo, japoneses e brasileiros puderam conhecer uma parte da cultura de cada país. Foram feitas apresentações culturais, como de Taikô, grupo de percussão do Japão, e de Siriri e Cururu.

Para o secretário de Esporte, Cidadania e Juventude de Cuiabá, Carlos Brito, o intercâmbio faz parte dos planos da administração municipal, que quer abrir agendas esportivas em diversas modalidades, nos próximos anos.

“Dentro das propostas da Copa do Mundo, que sediaremos em junho, a visibilidade não apenas ao futebol, mas também a outros esportes é de grande importância. Abrindo agendas esportivas poderemos abrigar eventos de grande porte e, nesse sentido, já estamos em conversa com a federação para que possamos sediar o campeonato sul-americano de beisebol em 2015”, contou Brito.

O diretor-técnico da Federação Mato-grossense de Beisebol, Jorge Shinohara, destacou a troca de experiências entre os atletas como o mais importante de todo o evento. “Para muitos jogadores japoneses que estão aqui, esta é a primeira oportunidade que têm de sair de seu país. Portanto, não há apenas uma troca de conhecimento esportivo, mas também cultural, e isto é o mais importante”, afirmou.

O cônsul do Japão em São Paulo, Toshinobu Tsuboi, acredita que eventos como esse fortalecem ainda mais os laços entre os dois países. “Temos uma relação com o Brasil de mais de um século, e o esporte também faz parte disso. O beisebol, especialmente, é a modalidade mais popular no Japão, e a vimos com grande potencial de ser explorada no Brasil, que sediará grandes eventos, como a Copa, nos próximos meses, e as Olimpíadas em 2016”, comentou.

Participaram da abertura, representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que organizou o evento, o vice-presidente da Federação Mato-grossense de Beisebol, Sérgio Kobaiashi, o secretário-adjunto de Esporte, Mário Márcio Pécora, e membros da Associação Nipo-brasileira.

O evento integra o programa Brazil Tour 2014, desenvolvido pelo Consulado do Japão, e tem como objetivo o intercâmbio Cultural entre Brasil e Japão. O Brasil Tour 2014 também passará em outros estados, como Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No domingo, após as clínicas, serão realizados dois jogos durante o dia. Pela manhã, a equipe da Universidade enfrentará a seleção de Cáceres, e, a tarde, a seleção mato-grossense.