/

29 de Julho de 2013 16h05

Atletas cuiabanas vencem campeonato internacional de Kung Fu Wushu

29/07/2013

Renata Neves

As atletas cuiabanas Joicenir Moreira, Brenda Silva e Regina Ribeiro conquistaram medalhas de ouro durante o 1º Campeonato Internacional Brasil Kung Fu Wushu, realizado em Cuiabá no período de 25 a 27 de julho.

Joicenir Moreira ficou em 1º lugar nas categorias juvenis de demonstração mãos livres sul, facão sul e bastão sul. Brenda Silva conquistou medalha de ouro nas categorias juvenil de demonstração lança e espada do norte.

Regina Ribeiro ficou em 1º lugar na categoria luta adulto 56 kg. Integrante da seleção brasileira há seis anos, ela é a atual campeã sul-americana, tetra-campeã brasileira e vice-campeã pan-americana na categoria 56 kg.

No total, mais de 400 atletas de 12 países participaram do 1º Campeonato Internacional Brasil Kung Fu Wushu. Coordenada pela Federação Mato-Grossense de Kung Fu Wushu, a competição contou com apoio da Prefeitura de Cuiabá e do Governo do Estado. 

Na avaliação do vice-presidente da Federação Mato-Grossense de Kung Fu Whusu, Odenil Souza de Almeida, o campeonato foi um sucesso. Segundo ele, além de tornar o esporte conhecido na Capital, o evento foi uma excelente oportunidade para difundir as culturas cuiabana e mato-grossense.

“Foi muito positivo, pois pudemos mostrar a representantes de diversos países o que temos de mais bonito”, ressaltou.

Para o técnico da seleção brasileira de Kung Fu Whusu e diretor-técnico da Confederação Brasileira, João Ferreira da Silva, o campeonato foi uma boa oportunidade para trocar experiências.

“A qualidade do evento foi excelente. Pudemos acompanhar a apresentação de diversos atletas de nível, alguns, inclusive, que estão incluídos no ranking dos melhores do mundo”, avaliou.

Além dos jogos a população local e os atletas do exterior que compareceram ao ginásio Aecim Tocantins, onde as competições foram realizadas, puderam conferir o 2º Festival Espoartes, durante o qual foram realizadas apresentações de dança e música, mostras de artesanato, agricultura familiar, comidas típicas, torneios de xadrez e videogame, concurso de cosplay e curso de mangás.