/

07 de Abril de 2013 16h43

Atleta de 41 anos vence a corrida Bom Jesus de Cuiabá

07/04/2013

Secretaria de Comunicação - 3645-6054

O paulista José Rodrigues da Fonseca, de 41 anos, foi o grande vencedor da 27ª Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá, realizada neste domingo (07), em comemoração ao aniversário da capital (08 de abril). José Rodrigues completou os 10 quilômetros da prova com o tempo de 31 minutos e 23 segundos.

Na categoria feminina, a goiana Sueli Pereira Silva, de 36 anos, confirmou o favoritismo e chegou em primeiro lugar, com o tempo de 36'29''.

Mais de 2,5 mil corredores de oito estados e 28 municípios brasileiros participaram da prova, realizada debaixo de uma chuva fina que começou no momento da largada, às 7h da manhã.

Além de atletas posicionados no ranking nacional de atletismo, a corrida contou ainda com membros do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que correram em pelotões.

Do Exército participaram 50 homens de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que vão participar da Força de Paz da ONU no Haiti.

Inicialmente haviam sido abertas 2 mil vagas, mas, devido à grande procura, a Prefeitura de Cuiabá ampliou o número em mais 500.

Após acompanhar a prova ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, o prefeito Mauro Mendes se disse satisfeito com a organização do evento. "A corrida foi um sucesso, seja pela organização, seja em relação à participação dos atletas. Isso mostra que a população cuiabana é mesmo fã do atletismo", disse Mauro.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, a ideia é ampliar sobremaneira o número de vagas para a próxima edição da corrida.

O secretário destacou ainda a grande estrutura montada para garantir a segurança dos atletas, a transparência do resultado da prova e os eventos paralelos, que animaram não só os atletas, mas todos os que foram à Praça 8 de Abril acompanhar o evento.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania e o Ministério da Saúde, as secretarias Municipal e Estadual de Saúde realizaram, paralelamente à corrida, o Dia Nacional de Promoção da Saúde. 

 

Resultado (Masculino)

ATLETA – TEMPO

1. JOSE RODRIGUES DA FONSECA 31:23

2. CLAUDENIR DA SILVA CARDOSO 31:58

3. URIAS YOSTAQUE DE LIMA 32:33

4. DAVID ANDRADE DE MESQUITA 32:57

5. VITOR VINICIUS ALVES DA SILVA 33:06

Resultado (Feminino)

ATLETA – TEMPO

1. SUELI PEREIRA SILVA 36:29

2. JOZIANE DA SILVA CARDOSO 36:59

3. NADIR SABINO DE SIQUEIRA 39:30

4. NATHÁLIA  DE ASSIS RAMALHO 39:54

5. MARIA SILVANIA ARAUJO RAMOS 41:39

Logística

Antes da largada, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde fez a aferição da pressão arterial e do nível de glicemia dos corredores.

O percurso foi acompanhado por policiais militares e bombeiros, que garantiram a segurança dos participantes e realizaram os atendimentos necessários. Nenhum incidente foi registrado.

Duas ambulâncias do SAMU, dotadas de equipes de paramédicos, também acompanharam os corredores.

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou ônibus para transportar os atletas que desistiram ou que não conseguiram completar a prova.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) ficou responsável pelo bloqueio e controle do trânsito, bem como pela divulgação dos desvios.

No total, 70 pontos foram interditados para o evento. Policiais militares do 10º Batalhão auxiliaram, nos trechos mais críticos, os mais de 60 agentes de trânsito que ficaram a postos para garantir o sucesso do evento.