Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

27 de Novembro de 2013 16h10

Rotatórias das grandes avenidas de Cuiabá são revitalizadas

27/11/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá deu início à revitalização de todas as rotatórias das grandes avenidas da Capital. O trabalho inicial de embelezamento das vias irá até abril de 2014 – e depois a manutenção será contínua.

Nesta quarta-feira (27), as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão na rotatória da Avenida Beira Rio, próximo à ponte Sérgio Mota. A revitalização já passou pelas Avenidas Monte Líbano e das Torres.

“Estamos plantando palmeiras e mudas nativas para este trabalho de embelezamento da cidade. A ideia é transformar Cuiabá em uma cidade prazerosa e bonita para se viver”, destacou o secretário José Roberto Stopa.

Stopa afirmou que as mudas de árvores nativas são produzidas pela própria prefeitura, no Horto Florestal – seguindo uma determinação do prefeito Mauro Mendes visando à Copa do Mundo de 2014.

Por mês, serão produzidas 30 mil mudas de espécies nativas, por meio do banco de sementes, após a completa revitalização e limpeza do horto. “Já retiramos mais de 300 caminhões de lixo do Horto Florestal e, até o final do mês, devemos dar início à produção em escala das mudas”, explicou.

O banco de sementes e reprodução de espécies nativas oriundas dos biomas Amazônico, Cerrado e Pantanal começou a funcionar em junho, como um projeto-piloto. Com ele será possível fazer a manutenção das espécies e, por conseguinte, a plena recuperação de áreas degradadas, em Áreas de Preservação Permanente (APP), reservas legais e para os Projetos de Arborização Urbana da Prefeitura de Cuiabá.

“Esse trabalho trará uma nova realidade para Cuiabá, pois, além de embelezar, as espécies nativas servirão de objeto de pesquisa, promovendo o turismo e a sustentabilidade”, disse o secretário.

Também faz parte do projeto a revitalização das praças, começando por um dos tradicionais cartões postais de Cuiabá: a Praça Alencastro, localizada na região central da capital, que está sendo reformada e deverá ter sua obra concluída até o Natal.