Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

17 de Setembro de 2012 15h09

Projetos "Banheiro Legal" e "Caçamba Amiga" atendem a população nas feiras de Cuiabá

17/09/2012

Patrícia Sampaio/Carol Sanford - Contato: (65) 364

As Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (SMSU) e Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) deram início, na última sexta-feira (14/09), aos projetos “Banheiro Legal” e “Caçamba Amiga”, que distribuirão banheiros químicos e caçambas de lixo nas dez principais feiras de Cuiabá.

Ainda na sexta, as primeiras feiras que receberam os banheiros e camçambas foram dos bairros Jardim Universitário, Parque Cuiabá e CPA III/ setor 3. Em cada uma delas foram colocadas duas caçambas de lixo e dois banheiros químicos, um feminino e um masculino.

No último sábado, os projetos atenderam a feira do bairro Jardim Industriário I. Já no domingo, os contemplados foram CPA II/setor II, Osmar Cabral e Pedra 90. As feiras dos bairros Bela Vista e CPA III/setor II também receberam os projetos na semana passada.

A secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tânia Mattos, afirmou que gradativamente todas as 51 feiras da capital receberão banheiros e caçambas.

Para o organizador da feira do Jardim Universitário, Flávio Ernesto da Silva, os projetos atendem uma demanda antiga dos feirantes, pois além de proporcionar melhor qualidade de trabalho, também vão ajudar na manutenção da limpeza dos locais. “Tinha feirante que ia ao banheiro apenas antes de sair de casa, porque sabia que depois não teria como ir. Era uma situação difícil, pois muitos chegam aqui por volta das 17 horas e não tem hora para voltar para casa. Agora a sensação é de que formos abraçados pela administração municipal”.

A Secretaria de Serviços Urbanos disponibilizou, inicialmente, 15 caçambas de lixo. Cada uma das lixeiras suporta aproximadamente 450 quilos de resíduos sólidos.

Conforme o secretário titular da pasta, Andelson Gil do Amaral, as feiras produzem aproximadamente sete toneladas de lixo, que será recolhido pelas equipes da SMSU, no dia seguinte a feira, pela manhã. As exceções vão para as feiras que acontecem aos sábados e domingos, onde a coleta será realizada apenas nas segundas-feiras, também pela manhã.

Andelson explicou que a empresa responsável pela coleta de lixo, também fará o serviço nas feiras e os resíduos serão encaminhados para o aterro sanitário.