Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

05 de Setembro de 2013 11h29

Projeto "Conquistando a Liberdade" oferece oportunidades de trabalho a reeducandos

05/09/2013

Evelyn Ribeiro

Detentos que cumprem pena em unidades prisionais de Cuiabá terão uma oportunidade de reinserção social através do trabalho. Eles vão integrar um projeto denominado “Conquistando a Liberdade”, através do qual irão executar serviços de limpeza e manutenção de praças públicas, escolas e PSFs. As atividades serão desenvolvidas de forma voluntária por meio de uma parceira com a Prefeitura de Cuiabá.

A previsão é de que participem do convênio 120 reeducandos do sistema semiaberto que fazem parte da Fundação Nova Chance e outros 100 do sistema fechado que estão em fase final do cumprimento da pena. Além da oportunidade de trabalho, os reeducandos poderão obter o benefício da redução da pena.

A medida faz parte de um convênio apresentado nesta quarta-feira (04) ao prefeito Mauro Mendes durante uma audiência que contou com a participação de representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo do Estado de Mato Grosso.

“O que o Município puder fazer, nós faremos. Sou parceiro e na área de serviços urbanos temos várias frentes de trabalho. A ideia é e dar condições para que essas pessoas saiam profissionais”, destacou o prefeito Mauro Mendes.

De acordo com o juiz da segunda vara de execução penal, Geraldo Fernandes Fidélis Neto, a sociedade quer que o reeducando pague pelo crime e esta é uma maneira de concretizar isso. “Queremos ressocializar de várias formas, e vivemos um momento diferenciado, temos que aproveitá-lo para encarar essa situação de frente”, declarou.

Uma nova reunião entre a Secretaria de Serviços Urbanos e as instituições parceiras está marcada para esta quinta-feira (05), às 14h, no Ministério Público Estadual. Na ocasião, será definida a forma como os mutirões vão ocorrer (horários, uniformização, monitoramento dos reeducandos).

A possibilidade de uma capacitação por meio de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)  com remuneração foi apontada pelo prefeito e será avaliada. A princípio, será montada uma equipe experimental com 40 presidiários que já estão em fase de preparação para iniciar as atividades.

Também participaram da audiência, o presidente do Conselho de Comunidade Penitenciária de Cuiabá, Sebastião Ferreira de Souza, o deputado Emanuel Pinheiro, o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, coronel Clarindo Alves de Castro, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Possas de Carvalho e o promotor de Justiça Joelson Maciel.