Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

22 de Agosto de 2013 16h34

Prefeitura multa empresa que jogou lixo em estrada de acesso ao Aterro Sanitário

22/08/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá começou esta semana uma ação fiscal para monitorar todos os pontos conhecidos como “bolsões de lixo” na Capital. Como resultado, equipes da prefeitura flagraram e multaram hoje (21) uma empresa que estava depositando resíduos sólidos irregularmente na estrada que dá acesso ao Aterro Sanitário.

A ação é uma parceria da Secretaria de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, que está disponibilizando oito fiscais para realizar o monitoramento. As equipes atuarão durante todos os dias nos principais pontos já detectados como “bolsões de lixo”, além de realizar plantões noturnos e nos fins de semana. Foram detectados cerca de cem “bolsões”.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, grande parte das infrações são cometidas durante a madrugada e nos finais de semana.

“Todas essas áreas já foram limpas várias vezes, muitas com toneladas de lixo retiradas, mas passado algum tempo estão entulhadas novamente. Queremos dar um fim nessa situação, por isso, estamos intensificando a fiscalização. Aqueles que forem flagrados serão multados”, disse.

Flagrante

O flagrante a uma empresa de móveis planejados foi feito pelo diretor de resíduos sólidos da Secretaria, Abel Nascimento, na estrada vicinal Balneário Letícia, que dá acesso ao Aterro Sanitário. Ele explicou que a área já foi limpa ao menos quatro vezes somente neste ano.

A empresa depositou restos de materiais, como madeira e fórmica, na estrada e foi multada em R$ 467. O motorista do veículo foi encaminhado para a Delegacia de Meio Ambiente e a empresa irá responder a um termo circunstanciado.

“Houve flagrante e materialidade do crime, mas o motorista alegou demonstrar desconhecimento do local correto de descarte e a delegada Maria Alice Amorim achou por bem que ele responda ao processo em liberdade”, contou Abel.