Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

22 de Abril de 2013 16h56

Moradores discutem Plano de Saneamento Básico para Cuiabá

22/04/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá realizará duas audiências públicas para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado por diversas entidades para a coleta e destinação dos resíduos sólidos produzidos na cidade.

A primeira audiência será na próxima sexta-feira (26), às 8 horas, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), e a segunda, no sábado (27), na União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), também às 8 horas.

Os encontros devem ser realizados antes que o Plano seja encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, em forma de projeto de lei.

O objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico é a normatização das ações a respeito da coleta e destinação dos resíduos sólidos, além do gerenciamento para os próximos 20 anos.

Para isso, o Plano foi discutido entre entidades representativas e a sociedade, que elaboraram um prognóstico e este será apresentado nas audiências. O texto também prevê a introdução da coleta seletiva em Cuiabá, que irá melhorar o aproveitamento dos materiais recicláveis produzidos.

Em 2012, foram enviados para o Aterro Sanitário 150 mil toneladas de resíduos, sendo que, segundo estudos, 52,5 mil toneladas poderiam ser recicladas. Entre os materiais recicláveis estão aço, alumínio, papel, plástico e vidro.

De acordo com o coordenador de coleta seletiva da Secretaria Serviços Urbanos, Tony Schuring, atualmente a coleta seletiva é feita por cooperativas e associações de catadores. O Plano busca a ampliação da participação dessas entidades no programa de coleta seletiva solidária, procurando a inclusão social, além da mudança de hábitos, através da educação ambiental junto à população.

“O Plano não trata apenas dos resíduos domiciliares, mas também daqueles que são resultado da limpeza urbana, construção civil, hospitalar, industrial. Em suma, será um gerenciamento de todos os resíduos produzidos em Cuiabá. Uma classificação dos tipos de resíduos para definir a forma da coleta e o que deve ser feito como destinação final”, disse o diretor de resíduos sólidos da Secretaria, Abel Nascimento.

Participam do grupo Secretarias Municipais, Estaduais e Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas ao meio ambiente, empresas produtoras de resíduos sólidos e cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.