Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

18 de Setembro de 2013 17h09

Em dois meses, 26 veículos são flagrados jogando lixo em terrenos baldios

18/09/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá já promoveu mais de 100 operações nos últimos 60 dias para combater o despejo de lixo em terrenos baldios, áreas verdes e beira de estradas. Como resultado, foram feitas 26 apreensões de veículos e lavradas mais de 50 multas por crimes ambientais.

Nesta quarta-feira (18), fiscais flagraram pessoas queimando em torno de 80 quilos de fios para retirar o cobre, em uma estrada vicinal que dá acesso à Ponte de Ferro. Conforme o diretor de resíduos sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, Abel Nascimento, a Polícia Militar foi acionada e os suspeitos encaminhados para a Delegacia de Meio Ambiente.

“Queimar borracha para a retirada do cobre gera fumaça tóxica e isso é um crime ambiental gravíssimo, ainda mais com a possibilidade desta ação se tornar uma queimada generalizada na região”, explicou Abel.

O veículo utilizado para o transporte dos fios foi apreendido e as pessoas autuadas. “A Polícia vai averiguar ainda a procedência destas pessoas e do material”, contou o diretor.

A ação é uma parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente; esta disponibilizou oito fiscais para realizar o monitoramento. As equipes atuarão durante todos os dias nos principais pontos já detectados como “bolsões de lixo”, além de realizar plantões noturnos e nos finais de semana. Foram detectados cerca de cem “bolsões”.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, grande parte das infrações são cometidas durante a madrugada e nos finais de semana.

“Todas essas áreas já foram limpas várias vezes, muitas com toneladas de lixo retiradas, mas, passado algum tempo, estão entulhadas novamente. Queremos dar um fim a essa situação; aqueles que forem flagrados serão multados”, disse.

As multas por despejo de lixo em terrenos baldios e área de preservação permanente variam entre R$ 286 e R$ 8 mil.