/

14 de Novembro de 2012 11h51

Cuiabá Recicla: Equipes de reciclagem iniciam coleta seletiva no bairro CPA I

14/11/2012

Patricia Sampaio - (65) 3645-5510 / 8463-0860


Após a mobilização feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) e do “Projeto Cuiabá Recicla”, na ultima semana, junto aos moradores do bairro CPA I, iniciou-se nesta terça-feira (13-10) a primeira etapa da coleta seletiva no bairro.
 

Segundo o coordenador do projeto, Jadilson Reis, ainda não foi realizada a pesagem do material coletado, mas a população está colaborando para que o projeto de certo. A mobilização terá continuidade nesta sexta (16) e sábado (17), onde serão entregues kits contendo os sacos especiais para coleta seletiva, panfletos informativos e o calendário da coleta. 

Após o termino da coleta seletiva no bairro CPA I, as equipes iniciarão as atividades no bairro CPA II. 

O projeto tem como plano piloto atender as bairros do CPA I, II, III, IV e Morada do Ouro. Seu objetivo é realizar a coleta seletiva de lixo na capital, e dar o tratamento e a destinação adequada aos resíduos sólidos, promovendo assim a conservação ambiental. 

O projeto “Cuiabá Recicla” foi lançado no dia 30 de outubro e na ocasião também foi inaugurada a Usina de Reciclagem de Triagem – UTR - localizada na Avenida Principal do bairro Jardim Umuarama. 

De acordo com o biólogo e fiscal de limpeza da SMSU, Tony Churing, a usina de reciclagem tem a capacidade de realizar a triagem de duas mil toneladas por dia de resíduos sólidos. 

Vale ressaltar que, materiais orgânicos são vidros, papéis, metais, plásticos, etc. Já os materiais inorgânicos são compostos por restos de comida, frutas, verduras, aparas de grama e esterco, entre outros.