Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

09 de Janeiro de 2013 12h53

"A sociedade deve se mobilizar para manter a cidade limpa", diz Mauro Mendes em Mutirão da Limpeza

09/01/2013

Carol Sanford - (65) 3645-6054

O prefeito Mauro Mendes deu início nesta terça-feira (09/01) ao Mutirão da Limpeza no bairro Pedra 90. A ação vai retirar o lixo de terrenos baldios em locais que se tornaram focos da dengue. Mauro pede a colaboração dos moradores da capital para que a cidade se mantenha limpa.

“Não adianta todo esse trabalho de limpeza hoje, e amanhã os próprios moradores voltam aqui para jogar lixo novamente. A população tem que ser parceira e fazer sua parte, pois a responsabilidade é de todos. É preciso que a população denuncie quem faz isso. A prefeitura a partir de agora vai fiscalizar”, afirmou o prefeito.

Apenas pela manhã, com 115 homens trabalhando, 25 caminhões fizeram cerca de 150 viagens levando o lixo do Pedra 90 até o aterro sanitário, somando mil toneladas de lixo recolhido. Tratores faziam a limpeza pesada e os trabalhadores passavam em seguida para terminar o serviço no meio-fio.

Os moradores do local se mostraram satisfeitos com o mutirão. “O mau cheiro estava insuportável e estávamos preocupados com a dengue. Mas agora vai ficar muito melhor”, disse Alice Melo, de 21 anos, moradora do Pedra 90, cuja casa fica em frente ao bolsão de lixo que foi retirado.

Outra moradora, Maria Cleonide Pereira, de 27 anos, contou que pessoas vêm de longe para jogar lixo no local. “Mas tem moradores daqui que também jogam. Eles vão ter que se conscientizar para que continue tudo limpo”, comentou.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Varanda, funcionários da pasta irão fazer o trabalho de fiscalização nos principais locais que servem como lixões clandestinos. “Inclusive à noite. São 80 bolsões de sujeira em Cuiabá e nossos funcionários vão atuar como fiscais e autuar aqueles que forem pegos em flagrante, que também terão os veículos apreendidos”, explicou.

Durante o mutirão, os funcionários da Secretaria encontraram mais um grande lixão clandestino no Pedra 90. Mauro determinou a limpeza imediata do local. “Além do lixo que se acumula e que causa mau cheiro e outros transtornos, é um perigo, pois esses bolsões se tornam focos da dengue. Isso não implica apenas na limpeza, mas na saúde, já que a dengue tem sido um dos maiores problemas de superlotação nas policlínicas e hospitais”.

Mutirão da Limpeza

Os primeiros bairros beneficiados são Pedra 90, Itamaraty, Jardim Universitário e Jardim Imperial.

Em 60 dias será feita a limpeza das 70 praças da cidade;

Em 90 dias, serão limpas as principais avenidas de Cuiabá;

O Mutirão da Limpeza também vai chegar aos córregos, bocas-de-lobo, cemitérios e outros patrimônios públicos como escolas, policlínicas, postos de saúde, etc.

Também faz parte desta ação o aumento da fiscalização na empresa concessionária de coleta de lixo, para que ela cumpra rigorosamente o seu serviço.

Além das equipes de duas secretarias, a Prefeitura está contratando, por meio do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), 260 trabalhadores para ajudar na limpeza. Nos próximos 90 dias, esses trabalhadores vão fazer, em toda a cidade, os serviços de varrição de ruas, poda de árvores, limpeza de bocas-de-lobo, retirada de lixo, etc.