/

20 de Outubro de 2011 10h00

Vice-campeão nacional de karatê recebe homenagem em escola de Cuiabá

20/10/2011

Giovania Teixeira Duarte - SME: 3645-6578

Alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Coronel Octayde Jorge da Silva, no bairro Tancredo Neves, em Cuiabá, prestaram uma homenagem ao mais novo ídolo da unidade de ensino, o estudante Eduardo Gabriel Santos, e a sua treinadora, Adenair de Moraes Santos, nesta quarta-feira (19-10). Ambos participaram no início deste mês, em Natal, no Rio Grande do Norte, do Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan.

Com apenas seis meses de treinamento, Eduardo, de 10 anos, consagrou-se campeão mato-grossense de Karatê Shotokan. Em nível nacional, o estudante conquistou o vice-campeonato numa disputa com outros 20 garotos, representantes de outros estados do País. “É fenomenal, ele é uma grande campeão”, comemora a treinadora.

Eduardo faz parte do grupo de 60 alunos que frequentam as aulas de karatê na escola, por meio do Programa Escola de Tempo Integral, desenvolvido pela Secretaria Municipal Educação (SME) em parceria com o MEC e outras secretarias do município. 

“Educa Mais”

Denominado “Educa Mais na capital”, o projeto oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao estudante uma frequência diária na unidade escolar de sete horas e meia.

Na escola Coronel Octayde Jorge da Silva o projeto foi implementado em outubro de 2008 e, atualmente conta com 184 alunos que, além do karatê, frequentam atividades como fanfarra, coral, teatro, letramento e rádio escola. “É um programa riquíssimo, que oferece oportunidades aos alunos para desenvolverem suas potencialidades. A conquista do Eduardo é um exemplo disso. Temos outros alunos que têm revelado diversos talentos por meio do Educa Mais”, revela a articuladora do projeto na unidade, Dalila Arantes Aguiar.

A professora ressalta ainda que a Escola de Tempo Integral promove reflexos positivos em sala de aula e também no ambiente familiar e social. “Os alunos do programa passaram a ter melhor desempenho na escola. A disciplina e a responsabilidade passaram a fazer parte do cotidiano desses estudantes, segundo pais e vizinhos”, relata.

Transformação

De poucas palavras e com uma felicidade tímida, Eduardo Gabriel diz que antes de participar do projeto passava as manhãs jogando bola com os colegas na rua, pois ele frequenta a sala de aula no período vespertino. “Depois do karatê, estou aprendendo mais na escola e tenho mais responsabilidade com o que faço”.

Orgulhoso com a mais nova conquista, o aluno afirma que quer ser ‘um grande atleta’ e revela o carinho e respeito pela treinadora. “Ela me puxa para aprender e acredita em mim. Sinto amor pela professora, pois, aqui na escola, ela é igual minha mãe”.

Incentivo

Atleta há 10 anos, Adenair também participou em três modalidades do Campeonato. Em uma delas, a em equipe, conquistou o ouro com mais três participantes de Mato Grosso. Nas outras duas categorias, trouxe o terceiro lugar.

A monitora afirma que o foco do seu trabalho no programa é manter as crianças que vivem em situação de risco longe das drogas e da violência das ruas. “Me emociona ver os alunos se transformando em pessoas melhores, se tornarem mais disciplinados, responsáveis e respeitadores. Com dois, três meses já percebemos a diferença, pois tocamos o coração dessas crianças por meio desse trabalho”.

Integração

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, atualmente o “Educa Mais” é uma referência nacional e funciona em 62 unidades de ensino, sendo uma das prioridades do prefeito Chico Galindo. O programa de Educação Integral foi implantado na rede municipal de ensino com a finalidade de buscar a integração das ações da escola, através da ampliação de tempo e espaço, visando oferecer proteção e educação às crianças e adolescentes.