Educação /

19 de Outubro de 2011 09h10

Trabalhadores da educação são formados para trabalhar informática como recurso didático

19/10/2011

Giovania Teixeira Duarte- SME: (65) 3645-6578

Noventa profissionais da educação do município de Cuiabá receberam, na última segunda-feira (17-10), o certificado do curso de Introdução à Educação Digital (IED). A formação tem o objetivo de implementar o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas do município.

O curso teve uma carga horária de 40 horas, sendo 30 presenciais e 10 à distância, e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Tecnologia (NTM), em parceria com Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME/MT).

Durante a solenidade de entrega dos certificados, o diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, agradeceu aos parceiros pela congregação de esforços para a inserção dos avanços tecnológicos na educação pública. “Com essas ações, trabalhamos na perspectiva da educação inclusiva e cidadã”.

Fraga também parabenizou os formandos e afirmou que esse é apenas o início de um trabalho que pretende atingir todos os trabalhadores da rede. “Sejam bem vindos e explorem esse mundo, pois a tecnologia veio pra ajudar. É evidente que com ela surgem novos problemas, mas isso significa que também surgem novos desafios. Parabéns pela determinação para se integrarem a esse mundo”, disse ao se dirigir aos profissionais que concluíram o curso.

Na avaliação do coordenador estadual do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) na Undime, Lairton José Ferst, os educadores devem conhecer as ferramentas para utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem. “A máquina pela máquina não tem função alguma se não houver a mediação do educador. E ele precisa estar preparado pra isso”.

O coordenador ainda destacou a abertura que a SME proporcionou para a efetivação do curso. “O secretário Permínio Pinto Filho reconheceu a importância das ações do ProInfo e abriu as portas para esse trabalho no município”.

Oportunidade

Segundo um dos professores do curso, Jarbas Santiago, a maior dificuldade enfrentada pelos alunos é a ausência de contato com as máquinas. “Durante a formação, muitos mitos foram superados como, por exemplo, a ideia de que ao tocar o computador, você pode estragá-lo. Quando eles começam a mexer, entram num universo cheio de possibilidades”.

O Técnico em Miltimeio Didático da escola Municipal Maximiano Arcanjo da Cruz, do bairro Santa Laura, Benedito Carmelito Leite, de 48 anos, foi um dos que concluíram o curso. Ele afirmou ser a tecnologia uma ferramenta pedagógica que, se usada adequadamente, pode tornar as aulas mais atraentes e produtivas. “Para nós, essa qualificação veio coroar algo que até pouco tempo se imagina muito longe do ambiente da escola pública e de uma visão profissional. Só temos a agradecer a oportunidade de desenvolver esse trabalho para o nosso objetivo maior, que são os alunos”, concluiu.

Curso

O Introdução à Educação Digital (IED) é um curso de informática básica no sistema operacional Linux, disponibilizado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) via ProInfo, que atua na aquisição de equipamentos de tecnologias da informação para as unidades da rede pública de ensino e capacita professores para utilização adequada dos recursos no processo de ensino-aprendizagem.