/ VOLTA ÀS AULAS

22 de Janeiro de 2017 10h13

Semana Pedagógica na rede municipal começa nesta segunda-feira

22/01/2017

Glaucia Colognesi-assessora de comunicação da SME

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) promove, a partir desta segunda-feira (23 de janeiro) até o dia 3 de fevereiro, a Semana Pedagógica, com profissionais das unidades educacionais de creches, pré-escola e educação básica e a Semana Andragógica, com educadores de jovens e adultos (EJA). O evento prepara os servidores das unidades para a volta as aulas em 6 de fevereiro, estimula reflexões, debates e planejamento de todo o ano letivo de 2017.

A abertura da Semana será às 14h de segunda-feira (23 de Janeiro), no auditório da Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), localizada anexa ao Grande Templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na avenida do CPA. O público-alvo são 107 diretores das unidades educacionais. Além da abertura, haverá debate em torno do papel do diretor. A secretária e a secretária-adjunta de Educação do município, Mabel Strobel e Edilene Machado, respectivamente, e diretores de departamentos da SME vão participar.

O terceiro dia de evento, quarta-feira (25 de janeiro), é para os coordenadores pedagógicos das unidades. A palestra será sobre o papel do coordenador. A professora doutora da UFMT Marta Darsiê é a consultora convidada. Este evento também será no auditório da FEICS.

Hora estendida

O prefeito Emanuel Pinheiro, ao lado da secretária Mabel Strobel, vai conduzir os trabalhos no segundo dia de atividades, terça-feira (24 de janeiro), no auditório do colégio Liceu Cuiabano.  O público-alvo são 982 gestores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs). Representantes do Ministério Público participarão do evento. O encontro será para iniciar um diálogo e socializar a proposta de ampliar o horário nas creches e qualificar a permanência da criança na unidade.

EJA

Nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, as atividades serão com a equipe gestora e os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A preperação com este público será, a partir das 18h, no auditório Maestro China da SME.

Nas unidades

Paralelo aos estudos envolvendo os gestores, atividades também serão desenvolvidas em todas as unidades educacionais com os professores, TDIs e profissionais da área administrativa. Lá são entregues o calendário escolar, listas dos alunos, bem como são organizados os horários de aula das turmas e as salas. Os educadores também são estimulados a pensar a prática pedagógica e a propor melhorias ao processo de ensino-aprendizagem. Eles avaliam os projetos pedagógicos desenvolvidos em sua unidade no ano anterior, fazem levantamento das dificuldades apresentadas pelos alunos e propõem soluções para saná-las.

Durante a semana pedagógica nas unidades, também são trabalhadas técnicas para a recepção dos novos alunos e famílias no sentido de minimizar a ansiedade deles em relação ao novo espaço de convivência. Os professores da educação infantil e do 1º, 2º e 3º ciclos fazem o planejamento anual das aulas contemplando as diretrizes curriculares nacionais, o Plano Político Pedagógico da unidade, recebem orientações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Aula Inaugural

A Semana Pedagógica será encerrada com a Aula Inaugural, a partir das 8h do dia 3 de fevereiro, no Hotel Fazenda Mato Grosso. São esperadas 1.300 pessoas. São palestrantes o mais novo escritor brasileiro de livros sobre finanças pessoais, o menino cuiabano Érico Metzer, e um dos ícones da Educação no país Celso Vasconcelos. Ele é doutor em Educação, escritor de diversos livros.