Educação /

07 de Janeiro de 2014 17h30

Secretários de escolas recebem treinamento para operar sistema SigEduca

07/01/2014

Rosane Brandão

Os secretários das escolas municipais de Cuiabá estão passando por um curso de formação para aprenderem a operar o Sistema Integrado de Gestão Educacional Estadual (SigEduca), novo software implantado na rede municipal de Educação de Cuiabá.

O treinamento está sendo realizado por técnicos da empresa Ábaco Tecnologia de Informação. Além dos secretários de escolas, o treinamento também será ofertado para os diretores das creches municipais.

Segundo a coordenadora de Informação e Estatística da Secretaria Municipal de Educação, Conye Maria Bruno, o SigEduca é um sistema mais avançado que vai garantir melhores resultados no gerenciamento escolar, entre elas acompanhar a vida acadêmica do aluno.

O sistema SigEduca é de propriedade da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e sua cessão de uso foi concedida ao município por meio de um Termo de Cooperação Técnica, assinado entre as duas secretarias.

O SigEduca, disponibilizado para a Secretaria de Educação por um período de 15 anos, vai possibilitar total integração entre os diversos sistemas da administração pública municipal; realizar suporte ao sistema de forma otimizada; possuir sistema para internet-Web com disponibilidade de informação em tempo real.

O termo de cooperação visa, além da cessão de direito de uso do SigEduca, o intercâmbio de apoio técnico institucional, de informações e de inovações, bem como a utilização de ferramentas tecnológicas para a gestão administrativa e educacional municipal.

Outros benefícios também são oferecidos, como possibilitar a interação entre a administração pública municipal e os servidores, alunos, professores e gestores; automatizar o fornecimento das informações para o Ministério da Educação (MEC); além de agilizar a emissão de documentos e processos, atribuição de aulas, remoção, férias, licenças; entre outros.