Educação /

08 de Maio de 2012 12h00

Secretarias de Educação e da Juventude de Cuiabá incentivam o voto aos 16 anos

08/05/2012

Tharyana Durigon - SME (65) 3645-6578


Interessadas em incentivar os jovens a escolherem seus representantes políticos, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Juventude de Cuiabá vêm lembrar que esta quarta-feira (09-05) é o último dia para os jovens fazerem inscrição no cadastro eleitoral, e os eleitores pedirem mudança de domicílio e regularizarem seus títulos.
 

Ambas pretendem estimular a participação e o interesse dos que adquirem, neste ano, o direito ao voto, ou seja, os adolescentes de 16 anos. Serão desenvolvidas ações que promovam o debate entre os jovens acerca da demanda de políticas públicas do município voltadas à juventude. 

Segundo a legislação, podem se inscrever no cadastro e receber o título pela primeira vez todos que já tiverem completado 16 anos, ou que completarem até o fim do ano. Para adquirir o título de eleitor, basta levar carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso dos jovens do sexo masculino com mais de 18 anos) e comprovante de residência. 

Dessa forma, cabe também aos educadores que trabalham com alunos nessa faixa etária, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), explicarem e fomentarem a importância do voto, até mesmo para os que ainda não são obrigados a votar, mas já têm a opção de começarem a exercer o papel de cidadão ao escolher seus representantes.