Educação / DISTRITO DA GUIA

22 de Fevereiro de 2017 08h00

Secretária visita escola rural precária e agiliza obra de nova unidade

22/02/2017

Glaucia Colognesi

A secretária municipal de Educação de Cuiabá, Mabel Strobel, visitou, nesta terça-feira (21), escola rural com infraestrutura precária no Distrito da Guia, a EMREB Benedita Xavier. Na ocasião, ela cobrou agilidade da empreiteira responsável, Martins Engenharia, para a entrega da nova unidade, que está sendo construída no terreno ao lado.

Conforme a diretoria de infraestrutura da SME, o prazo para a entrega da nova escola é setembro. Contudo, a secretária Mabel externou o desejo de agilizar a construção e entregá-la na data do aniversário do Distrito da Guia, em 26 de julho. Ela está com 43,21% de execução e custará R$ 1.588.000,00.

O novo prédio está sendo erguido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A obra foi paralisada, no final do ano passado, por atrasos na liberação de recursos. Mas a expectativa da SME, é que seja retomada após o feriado de Carnaval. “Estamos liberando parte do pagamento para a retomada da obra”, afirmou a secretária.

Durante a visita na unidade em funcionamento, a secretária constatou muitas goteiras e problemas no forro, apesar da unidade ter passado por reparos emergenciais em janeiro. Conforme a diretoria de infraestrutura da SME, a unidade passou por reparos no valor de R$ 13 mil, no mês passado, para garantir o início do ano letivo. “Enquanto a nova unidade não fica pronta, temos que resolver essa situação e tentar tirar essas crianças de lá”, avaliou a secretária.

A proposta da SME é levar essas crianças para o imóvel de outra escola rural na região, a Escola Estadual Filogônio Corrêa, até que a nova EMREB fique pronta. A escola Filogônio tem previsão de ser desocupada pelo Estado em março. É que outra nova unidade estadual foi construída e já está 100% pronta. Para que isso seja possível, a SME protocolizou ofício na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) requerendo a cessão de uso por 1 ano da unidade mais antiga da Filogônio Corrêa. 

Segundo vistoria técnica da SME, até mesmo esta unidade estadual mais antiga está em melhores condições que a escola municipal em uso. Além do ofício, a secretária Mabel e sua equipe de infraestrutura já se reuniram por duas vezes com representantes da Seduc reafirmando o pedido de cessão de uso. A SME ainda espera resposta oficial da Seduc sobre o pleito. “A expectativa é conseguirmos essa resposta até o término do feriado prolongado de carnaval”, frisou Mabel Strobel.