Educação / CÂMARA DE VEREADORES

14 de Fevereiro de 2017 16h50

Secretária Mabel esclarece sobre Matrículas Web e garante novos CMEI ainda este ano

14/02/2017

Glaucia Colognesi

Marcos Vergueiro

Arquivo

A secretária municipal de Educação, Mabel Strobel, participou nesta terça-feira (14), da sessão legislativa da Câmara Municipal de Cuiabá, para esclarecer aos vereadores e a população, todas as dúvidas pertinentes ao processo de distribuição das vagas em creches e Centros Municipais de Educação Infantil-CMEI deste ano. Apesar do requerimento do vereador Abílio Júnior só pedir informações por escrito, Mabel fez questão de pessoalmente, elucidar como funcionou as inscrições para novos alunos, e ainda garantiu que até o mês de maio, novas vagas serão ofertadas com a inauguração de três novos Cmei.

No ato, Mabel salientou que o sistema de Matrículas Web é inédito na história do município e que foi implantado para humanizar o atendimento, evitando que cerca de 9 mil pais ou responsáveis tivessem que dormir em filas nas portas das unidades. A secretária ainda destacou que os problemas foram ocasionados por se tratar de um novo sistema e pela expectativa da vaga que, aos ser negada, culminou em mais desejos por esclarecimentos.

“Fico feliz em poder sanar as dúvidas não apenas dos vereadores mais também de muitas famílias que não conseguiram a vaga almejada. Infelizmente, as imprecisões vieram acompanhadas pelo desejo de conseguir matricular seus filhos e depois foi alimentada pela decepção de não conseguir. Mas reforço que até maio, iremos inaugurar três novos Cmei e em setembro, mais duas unidades. A gestão Emanuel Pinheiro tem o compromisso de ao longo dos quatro anos de mandato, eliminar a fila por vagas nas creches e nós trabalharemos com muito afinco para que isso ocorra”, frisou.

Explicações

Acompanhada por sua equipe técnica, Mabel demonstrou principalmente como foram feitas as triagens das pré-matrículas, bem como as seleções dos contemplados.  Por meio do georeferenciamento por amostragem, a secretária exibiu cada detalhe do mapeamento das residências em torno das unidades. Segundo ela, durante as matrículas, a medições foram realizadas com o auxílio de dois programas, o Google Maps e Google Earth. Destacou também que as seleções dos alunos foram realizadas com os mesmos métodos, porque o critério para ser contemplado foi o da proximidade da residência dele com a unidade educacional, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público (MP).

Além disso, foram esclarecidas diversas dúvidas suscitadas por alguns pais e mães. “Tem mães que nos perguntam: Por que meu filho que mora na rua 2 não foi contemplado, mas uma outra criança que mora na rua 3 foi? Elas se esquecem que outros fatores, que não somente o da proximidade da casa, foram levados em consideração. Por exemplo, a idade da criança e a quantidade de vagas ofertadas para cada turma. A criança de 11 meses não disputa vaga com a de 1 anos e 1 mês, porque uma é berçário e a outra é maternal, a quantidade de vagas ofertadas para cada modalidade é diferente em cada unidade”, explicou Mabel.

Outro ponto abordado foi o porquê da duplicação de alguns nomes nas listas de contemplados. Nesses casos a Secretáriaexplicou que ocorreu Uma falha técnica, e que isso não interferiu no resultado final. Frisou também que o sistema de Matrículas Web não aceita a validação de apenas uma se existirem duas solicitações de matrículas de uma mesma criança feita pelo pai e outra pela mãe. Mas que no ato de efetivação da matrícula na unidade, aquela criança só vai ocupar uma vaga apenas, abrindo oportunidade para a próxima criança da lista de espera.

Ao final, elogiada pelos vereadores pela postura proativa de viabilizar diálogos com creches filantrópicas para renovar parcerias e ampliar o número de vagas, bem como acolher e orientar os haitianos que não foram contemplados nas vagas ofertadas, Mabel agradeceu a oportunidade e colheu sugestões para eventuais melhorias nos sistemas de educação econtemplação de vagas.