Educação /

14 de Março de 2012 15h28

Secretaria de Educação realiza trabalho em parceria com a UNESCO

14/03/2012

Tharyana Durigon-SME- 3645-6578

A equipe de Avaliação Institucional da Secretaria de Educação de Cuiabá (SME), em parceria com a UNESCO, realiza nesta semana um trabalho em escolas da rede municipal de ensino. O intuito é de melhorar a aprendizagem dos alunos.

É a primeira vez que a SME faz parte deste projeto, o qual recolhe documentos que contém o planejamento escolar de cada unidade, analisa e faz um diagnóstico para transformar o que está no papel em algo operacional; ou seja, dinamizar o processo para atingir as metas de qualidade no ensino.

Nesta primeira etapa, este trabalho analisa e verifica principalmente o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, o modo como ele funciona e tem sido utilizado. “O PPP é obrigatório. Sem esse projeto a escola nem é reconhecida. Depois de cumprida esta etapa será apresentada propostas para que as escolas desenvolvam melhor este projeto e, com isso, intensifique o trabalho de aperfeiçoamento da gestão escolar.”, explica o coordenador de Avaliação Institucional, Aristides da Costa Neto.

Desde o ano passado a Avaliação Institucional tem se preparado para dar início a esta pesquisa, e neste mês começaram a ser feitas as visitas, coletas de documentos e devolução dos mesmos para as escolas. As visitas estão sendo feitas por três assessoras, e cada uma delas visita duas escolas por semana.

A previsão para este ano é de que 34 unidades escolares de Cuiabá sejam atendidas, por meio deste convênio, que a princípio terá duração de três anos. O objetivo é atingir todas as escolas da rede municipal durante este período. O primeiro relatório destas visitas deve ficar pronto no início de maio.