Educação /

14 de Agosto de 2012 10h28

Secretaria de Educação realiza processo seletivo para tutores em informática

14/08/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) realiza hoje (14-08) pela manhã, na escola Agostinho Simplício, no bairro Poção, a seleção de tutores para o curso de Introdução à Educação Digital (IED) promovido pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).
 

Nesta segunda-feira, as avaliações foram para instrutores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Projeto Integrado às Tecnologias do Currículo (PITEC). 

Em Cuiabá, o NTM foi implementado em 2011 pelo Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO, em pareceria com o CEFAPRO (Centro de Formação de Professores) e a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. 

O IED é um curso de informática básica no sistema operacional Linux, com carga horária de 40 horas, sendo 30 presenciais e 10 à distância. Já o TIC tem carga horária de 100 horas. Desse total, 64 são à distância e 36 horas presenciais. 

A qualificação também prevê a elaboração de um projeto que integra as tecnologias de educação existentes nas escolas para ser desenvolvido junto com os alunos. 

A seleção foi aberta a todos os professores da rede que possuem qualificação comprovada em informática e que farão parte de um cadastro reserva do Núcleo. “Os profissionais serão chamados neste segundo semestre de 2012 e no próximo ano, de acordo com a abertura das turmas”, explicou a responsável pelo NTM na Secretaria de Educação, Luzeni Ferreira da Silva. 

Em 2011, a formação atingiu 413 profissionais da educação do município. Este ano, 370 servidores já participaram dos cursos oferecidos pelo Núcleo.