Educação /

07 de Novembro de 2011 14h17

Secretaria de Educação mostra trabalho desenvolvido na 1ª edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro”

07/11/2011

Giovania Teixeira Duarte - SME/3645-6578

Os diversos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) foram apresentados à comunidade da Regional Leste, durante a realização da primeira edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, no último sábado (05-11), no bairro Campo Velho.

O programa é uma das ações da prefeitura de Cuiabá para estreitar as relações entre poder público e a comunidade, por meio da prestação dos serviços oferecidos pelo executivo municipal. “Cidadania se faz com respeito e dedicação. Por isso, trouxemos a administração pública para os bairros com o objetivo de oferecer qualidade de vida e informação à população”, disse a idealizadora do projeto, a primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, durante a abertura do evento.

Uma das ações resultadas do trabalho da SME foram as apresentações culturais e artísticas dos alunos da Escola de Tempo Integral, que oportuniza o acesso de estudantes da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao educando uma freqüência diária na unidade escolar de sete horas e meia.

Para o secretário Municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, o “Valorizando Vidas no Seu Bairro” propicia aos alunos da rede de ensino da capital a interação com estudantes de outros bairros. “Esse é um projeto sócio-educativo e essa oportunidade possibilita a formação integral do aluno. A Secretaria de Educação está aqui hoje para compor esse trabalho de sinergia com outras pastas da prefeitura”.

Quem visitou o estande da secretaria também pôde fazer massagem quick, aferição da pressão arterial e teste de glicose, oferecidas pelo Programa Saúde do Trabalhador, implementado pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP) da SME, com o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores do ensino da capital.

De acordo com a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, além desse trabalho nos bairro, o programa “valorizando Vidas” também terá uma sede no bairro Jardim das Américas. “Será um espaço de oportunidade de geração e emprego e renda para a população, que atenderá os diversos bairros da capital por meio de cursos profissionalizantes”, explicou.

A secretária adiantou que as unidades de ensino do município, que ainda não possuem o Programa Escola de Tempo Integral, também serão atendidas pela sede do “Valorizando Vidas”. “Será um atendimento itinerante, que contemplará todas as escolas com as mesmas atividades que o programa oferece”.

A SME também apresentou à comunidade as políticas pedagógicas implementadas pelo município nas diversas modalidades de ensino que oferece, como Educação Infantil, Educação Fundamental, Educação Especial, Educação para o Campo e Educação de Jovens e Adultos.

Outra ação da secretaria durante o evento foi esclarecer dúvidas sobre matrículas e vagas na rede de ensino da capital, além receber reclamações e sugestões sobre os serviços oferecidos.