Educação /

23 de Março de 2012 08h40

Secretaria de Educação de Cuiabá mobilizará 28 mil alunos para o concurso "Pintando a Copa"

23/03/2012

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME-3645-6578

Mobilizar 28 mil alunos para desenhar e pintar a Copa do Mundo de 2014. Essa é a meta da rede de ensino de Cuiabá no concurso “Pintando a Copa”, promovido pela Secopa em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Cuiabá (SME) e Várzea Grande e Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

Para isso, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede de ensino do município participaram, nesta quinta-feira (22-03), de um encontro com a equipe da SME envolvida na ação e com técnicos da Secopa para discutirem regulamento, etapas, atribuições de cada parceiro e premiação do concurso.

“Nossa expectativa é envolver 98 mil estudantes das redes de ensino de Cuiabá e Várzea Grande e do Estado. Com isso, também queremos tocar nas casas, no ambiente familiar”, explicou a coordenadora do “Pintando a Copa”, Melissa Catalano, que apresentou o projeto aos educadores presentes.

Na abertura do evento, o diretor de gestão educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, afirmou que, ao envolver os alunos em atividades como esta, as escolas estimulam e despertam o potencial artístico deles. “E como todas as outras atividades da escola, essa também não é dissociada do processo pedagógico”.

Na oportunidade, Melo também falou do comprometimento da Secretaria de Educação do município em relação à iniciativa. “A SME participou da concepção desse projeto e também queremos participar da elaboração e consolidação dele. Esse é um desejo do secretário Municipal de Educação Permínio Pinto, que desde o início acreditou na extraordinária importância social dele”.

O diretor também conclamou os docentes a participarem do evento. “Além de sensibilizar os alunos, será muito interessante que os professores participem também para que possamos ter uma cidade nova, mais colorida. Pintar a copa é uma demonstração de que podemos superar as dificuldades”, concluiu.

O “Pintando a Copa” tem caráter sociocultural e pretende promover a integração e estimular o civismo entre os alunos das escolas públicas, por meio da produção de desenhos e pinturas relacionadas ao tema Copa do Mundo.

Voltado para os alunos dos três ciclos do Ensino Fundamental, o concurso premiará quatro categorias. A primeira para alunos do 1º ao 3º ano; segunda para alunos do 4º ao 6º ano; terceira para alunos do 7º ao 9º ano, além da categoria “Escola Cidadã na Copa” para unidade de ensino que desenvolver melhor projeto de sensibilização e mobilização sobre o evento. A participação no evento é voluntária.

As melhores produções serão contempladas com notebook, TV de LCD, câmera fotográfica digital. A escola campeã receberá um notebook e um projetor multimídia.

Entre os critérios de avaliação estão coerência com o tema, originalidade e criatividade e capricho e harmonia, que serão analisados por professores de artes das redes de ensino envolvidas no projeto.

As produções selecionadas pelas escolas deverão ser enviadas à Secopa até 18 de maio de 2012. A premiação será realizada no dia 22 de junho deste ano.