Educação /

05 de Dezembro de 2012 14h34

Secretaria de Educação de Cuiabá inaugura Biblioteca Consciente no Palácio Alencastro

05/12/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Um espaço de cultura, lazer e entretenimento está disponível, a partir de hoje (05-12), no hall de entrada do Palácio Alencastro, sede da prefeitura de Cuiabá.

A iniciativa é da coordenação das Bibliotecas Saber Com Sabor, com a implementação do projeto “Mais Saberes – Biblioteca Consciente”, que visa de estimular o gosto pela leitura por meio de empréstimos de livros de diversos gêneros, como literatura, histórias em quadrinho e conhecimentos gerais.

O sistema de empréstimo dos livres não possui regras. Qualquer pessoa pode pegar o livro, levar para casa e, quando terminar de ler, devolver. Não há cadastro porque a intenção da proposta é trabalhar com a consciência das pessoas e oportunizar a leitura a todos.

“O que queremos é desburocratizar a leitura facilitando o acesso às obras em espaços públicos”, explica a coordenadora das bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves.

Segundo a coordenadora, existem bibliotecas com o mesmo modelo em diversas cidades do país com o objetivo de levar leitura e conhecimento à população. “Com essa ação, pretendemos contribuir para a formação de leitores, ampliando os horizontes do conhecimento”.

Ela ainda acrescenta que o projeto deve ser ampliado para outros espaços da cidade, como na comunidade do Distrito da Guia e em terminais de ônibus.

O local chamou a atenção da estudante Crislaine Silva Paulino, 20 anos, moradora do bairro Planalto, que quis saber mais informações sobre o empréstimo de livros. “Muitas pessoas não têm condições de adquirir um livro. Além disso, ele desperta a consciência de devolver o que emprestou e dar a oportunidade de leitura para outras pessoas”.

A Biblioteca

A primeira unidade da Saber com Sabor foi a Clóvis Cardozo, inaugurada em 2001 pela prefeitura de Cuiabá. Outros seis bairros da capital (Santa Isabel, Pedregal, Dom Aquino, Pedra 90, Cidade Verde e Osmar Cabral) também contam com a bilbioteca, gerenciadas e mantidas pela SME. Além do ônibus itinerante, que circula pelas diversas regiões cidade.

As bibliotecas são mantidas pela prefeitura de Cuiabá, contam com terminais de acesso à internet e algumas já estão climatizadas. O acervo chega a 58 mil livros nas áreas de literatura infantil, infanto-juvenil, mato-grossense, clássica e estrangeira, além de revistas, gibis, livros didáticos e dicionários.