Educação /

07 de Dezembro de 2012 16h05

Secretaria de Educação de Cuiabá entrega premiação de Agentes Mirins de Combate a Dengue

07/12/2012

Raoni Ricci - (65) 3645-6578

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou hoje (07/12), a quinta premiação para os alunos, professores e famílias que participam do programa Agente Mirim de Combate à Dengue, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Ministério Público Estadual (MPE). Somente em 2012, mais de 10 mil alunos e 20 mil famílias foram alcançadas pelo projeto, que ajuda no combate à doença que faz milhares de vítimas todos os anos.

Representando o prefeito Francisco Galindo e o secretário municipal de Educação Silvio Fidélis, a secretária adjunta, Cilene Maciel, parabenizou a equipe gestora, alunos, professores e famílias envolvidas no projeto pela mobilização que reforça o combate e contribui para diminuir os números da dengue em Cuiabá.

“Este é um trabalho de cidadania que merece todo o apoio possível. Todos os participantes estão de parabéns pelo engajamento e pela consciência de que é preciso unir esforços para combater a Dengue. Somente desta forma, comunidade escolar, famílias e poder público trabalhando juntos, é que venceremos essa guerra contra a Dengue”, enfatizou Cilene Maciel.

Coordenador do projeto na SME, José Roberto Stopa, lembrou que a secretaria já realizou mais quatro sorteios, com 48 famílias premiadas. “É realmente um trabalho muito importante para Cuiabá, pois trabalha a conscientização começando pelas nossas crianças, que acabam atuando efetivamente como agentes de combate a Dengue. Assim estamos começando um novo ciclo em nossa cidade, reforçando a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito em período integral. Já atingimos mais de 20 mil casas e esperamos chegar em 30 mil até o final deste ano”, pontuou Stopa.

O programa Agente Mirim de Combate a Dengue é desenvolvido em Cuiabá desde o ano de 2010 e hoje é referência para o Estado. A iniciativa envolve alunos da rede municipal, de cinco a 14 anos, na missão cidadã de aprender e participar diretamente do combate à Dengue. O projeto é divido em duas fases. Na primeira, os estudantes visitam residências e sensibilizam os moradores para o combate aos possíveis criadouros do aedes aegypti. Na segunda etapa, os alunos participam de um concurso de redação e produção de desenho sobre o tema. Uma premiação valoriza a ação dos agentes mirins.

Foram premiados dois alunos por Regional, além de dois por Zona Rural. As escolas premiadas neste sorteio foram:

Reg. Norte: EMEB Lenine Campos e EMEB Madre Marta

Reg. Sul: EMEB Floriano Bochenek e EMEB Padre Raimundo Pombo

Reg. Oeste: EMEB Alzira Valadares e EMEB Mal. Rondon

Reg. Leste: EMEB Silvino Leite e EMEB Tereza Lobo

Escolas do Campo: EMREB Herbert de Souza e EMREB Estevão Alves.