Educação /

19 de Julho de 2011 12h59

Secretaria de Educação busca parceria para garantir mais segurança nas escolas

19/07/2011

Waldemir Félix/Assessoria-SME

As escolas municipais se tornaram alvo dos assaltantes em Cuiabá, o que vem preocupando a Secretaria Municipal de Educação. Nos últimos 14 meses foram registrados assaltos em 10 unidades de ensino da Capital, provocando grandes prejuízos materiais, principalmente pelo fato de que os assaltantes procuram sempre os equipamentos de informática.

O secretário municipal de Educação, Perminio Pinto Filho tem solicitado à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Militar rondas ostensivas nas imediações das unidades escolares para evitar que os assaltantes continuem agindo e causando prejuízos para alunos e professores. Porém, esse trabalho continua falho, já que a PM alega falta de efetivo para realizar rondas em maior escala.

O secretário ressalta que as escolas e creches municipais têm seguranças trabalhando diariamente, mas eles também têm sido vítimas dos assaltantes pois, na maioria das vezes, são rendidos e até espancados. No final de semana a Escola Municipal Ezequiel de Siqueira, no bairro Araés, foi mais uma vez assaltada. Toda ação do assaltante chegou a ser gravada pelo sistema de monitoramente interno.

Uma nova proposta de parceria foi apresentada ao secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, numa sugestão conjunta do secretário de Educação, Permínio Pinto Filho e da primeira dama do município, Norma Sueli Galindo. A proposta, segundo Perminio, é que as unidades de ensino de Cuiabá passem a fazer parte do "Programa de Tranquilidade e Paz nas Escolas", que já é executado nas escolas estaduais.

"Seria uma maneira de intensificar o policiamento nas nossas unidades de ensino e combater com maior eficiência as ações dos assaltantes", diz Permínio, ressaltando que espera por um posicionamento favorável do secretário de Segurança Pública em relação a esse assunto, que tem causado séria preocupação à toda comunidade escolar de Cuiabá.

Mais informações:
(65) 3645-6578