/

22 de Outubro de 2013 16h39

Projeto de Educação no Trânsito leva Cidade Mirim à Escola Darcy Ribeiro

22/10/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

A escola municipal Darcy Ribeiro, do Bairro Industriário I, recebe na próxima quinta-feira (24), das 8h ás 11h, a Cidade Mirim da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU). A atividade faz parte da conclusão do projeto de Educação no Trânsito realizado na escola desde o mês de agosto.

A Cidade Mirim será instalada na quadra de esporte da escola e vai receber os alunos dos 4° e 5° anos, que serão os agentes de trânsito mirim e, posteriormente, os multiplicadores na escola.

O trabalho de educação no trânsito vai se prolongar pelo entorno da escola, onde serão colocados placas, sinalizadores e faixa de pedestre para chamar atenção dos pais, moradores e comerciantes da região.

O projeto, segundo a professora e articuladora do Programa Mais Educação Aparecida Anderson de Oliveira, será finalizado com palestras, seminário e a Cidade Mirim. Além dos alunos os pais também foram convidados para participar do evento.

 “O trabalho de Educação no Trânsito traz uma série de informações básicas para a sinalização de áreas escolares, visando proporcionar um espaço mais humano, com qualidade de vida e, acima de tudo, com segurança”, observa.

Ela destaca ainda que a escola Darcy Ribeiro está localizada próximo à Rodovia 364, principal via de acesso a vários bairros da regional sul, como o Pascoal Ramos, São Sebastião, Pedra 90, Nova Esperança e região industrial, o que torna o fluxo de veículos intenso.

“Vários acidentes de trânsito já ocorreram nessa via. Muitos condutores ignoram as regras de trânsito e cometem atitudes irresponsáveis, colocando em risco a vida dos pedestres. Pensando em amenizar essa situação e diminuir o número de tragédias, alunos, pais e moradores da região decidiram apoiar esse projeto”.

As palestras educativas para os alunos ocorreram na terça-feira (22). Para os pais será na quarta-feira (23), às 19h. O projeto será finalizado com a Cidade Mirim e apresentação dos alunos no Seminário, com exposição de cartazes, redação sobre o tema e uma gincana educativa.