Educação /

08 de Novembro de 2011 09h05

Professora do município lança hoje livro sobre mulheres negras de sucesso

08/11/2011

Giovania Teixeira Duarte- SME: (65) (65) 8414-8345

A trajetória escolar e profissional de docentes negras da rede municipal de ensino de Cuiabá é tema do livro da professora Carmem Cinira Siqueira Leite, que será lançado hoje, terça-feira (08-11), às 19h30, no Instituto de Educação da UFMT.

A publicação é resultado de uma pesquisa realizada pela autora para a elaboração dissertação de mestrado, apresentada em 2006.

 

O estudo revela histórias de superação de mulheres afrodescendentes em relação ao sexismo e racismo, que atuam como professoras na capital, denominadas “mulheres negras de sucesso”.

 

Sobre a autora

 

Carmem Cinira Siqueira Leite é cuiabana e professora efetiva da rede municipal de ensino de Cuiabá. Atualmente desempenha a função de assessora pedagógica na Secretaria de Educação do município (SME) e atua como formadora da na área de Educação para as Relações Etnicorraciais. É licenciada em Pedagogia, especialista em Relações Raciais e Educação e mestre em Educação pena UFMT. Também é pesquisadora associada do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE).