Educação /

14 de Setembro de 2011 10h54

Prefeitura de Cuiabá realiza 6º sorteio do Projeto “Agente Mirim de Combate Contra a Dengue”

14/09/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6055

Nesta quarta-feira (14-9) foi realizado o 6º sorteio do projeto “Agente Mirim Combate Contra a Dengue”, na sede da prefeitura municipal de Cuiabá.  O projeto, realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação da capital, tem a participação das escolas das municipais e da zona rural.

Em princípio, são sorteados os cadastros das casas visitadas pelos alunos das escolas municipais entregues à coordenadoria do projeto. Participam do sorteio apenas  os relatórios referentes às casas livres dos focos da dengue. Dois estudantes de cada região são sorteados, em seguida os dados são repassados ao Centro de Controle de Zoonoses para a visita in loco na qual é feito o levantamento técnico, confirmado que a casa está livre dos focos do mosquito da dengue, o aluno e o proprietário da residência são premiados.

De acordo com o coordenador do projeto Marcelo Alderete, a intenção é sensibilizar os estudantes para que eles conscientizem a comunidade onde vivem sobre a necessidade de combater a dengue. “Estamos alcançando esse objetivo, pois, a ação das crianças já livrou mais de 8 mil casas do mosquito da dengue, em todas as regiões de Cuiabá. Nossa meta é chegar a 10 mil ainda este ano”.

Para a secretária adjunta de Educação do município, Cilene Maciel, o projeto é louvável porque usa o trabalho educativo para a prevenção de problemas da saúde. “Com este projeto estamos salvando vidas através da educação. Não podemos esquecer que a falta de informação tem feito muitas vítimas de dengue na capital”.

Também foram sorteadas cinco escolas municipais que receberão dois liquidificadores, duas batedeiras e uma bicicleta. Os estudantes premiados vão ganhar uma bicicleta cada e os proprietários das casas, um liquidificador.

Segundo a coordenação do projeto, outros dois sorteios serão realizados até o final de 2011.

As escolas sorteadas foram:

Escola Municipal Marechal Cândido Rondon – 1 liquidificador

Escola Municipal Hebert de Souza – 1 liquidificador

Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva – 1 batedeira

Escola Municipal Tereza Lobo – 1 batedeira

Escola Municipal Aristotelino Alves Praeiro – 1 bicicleta

Os estudantes sorteados nas unidades regionais terão os nomes divulgados nos próximos dias, assim que confirmadas as informações cadastrais nas residências. Confira as escolas as quais eles pertencem:

Regional Norte:

Escola Municipal Aristotelino Alves Praeiro

Escola Municipal Dejani Ribeiro de Campo

Regional Oeste:

Escola Municipal Profº Ranulpho Pes de Barros

Escola Municipal Profª Alzira Valadares

Regional Leste: (Foram sorteados dois alunos da mesma escola)

Escola Municipal Dr. Orlando Nigro

Escola Municipal Dr. Orlando Nigro

Regional Sul:

Escola Municipal Maximiano Arcanjo da Cruz

Escola Municipal Padre Pombo

Escolas do Campo:

Escola Nova Esperança