Educação /

11 de Maio de 2011 08h00

Prefeito prestigia o primeiro sorteio de 2011 do "Agente Mirim de Combate à Dengue"

11/05/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

A prefeitura de Cuiabá realizou ontem (10-05) o primeiro sorteio deste ano do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue”, desenvolvido pela Secretaria de Governo, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS) de Cuiabá.

Implementado em 2010, o programa oferece a estudantes do município, de sete a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à dengue, por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação.


No primeiro ano de existência, a ação mobilizou 12 mil alunos e 25 mil famílias. Este ano, o Agente Mirim de Combate à Dengue já atingiu 51 escolas, dois mil alunos e quatro mil residências. “Nossa meta é dobrar esse número a cada sorteio, que é realizado a cada dois meses, e chegarmos ao fim do ano com a mesma mobilização do ano passado, quando conseguimos 25 mil quintais contra a dengue”, avaliou o coordenador do programa na SME, José Roberto Stopa.


Durante o sorteio, o prefeito da capital, Chico Galindo, reiterou a importância do trabalho educativo para a superação de problemas sociais. “A cada dia tenho mais clareza que estamos no caminho certo investindo em educação. Apesar de todas as dificuldades, estamos vencendo barreiras e elevando a qualidade do ensino no município. Vocês, educadores, estão de parabéns”, disse aos professores presentes ao evento.


Na oportunidade, a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, destacou o comprometimento de todos os envolvidos no projeto e também salientou o papel de cada cidadão no combate à doença. “É importante que cada família, cada aluno, enfim, cada um de nós, assuma essa responsabilidade, que são ações corriqueiras que nos poupa de grandes transtornos e sofrimento”.


Cabe à  SME a mobilização e organização das escolas para participar do programa. A contrapartida da SMS é fornecer todas as informações necessárias sobre as formas de proliferação e controle de Aedes Aegypti para que os estudantes tenham todas as informações necessárias para o trabalho com a comunidade.


Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da SMS, Alessandra Carvalho, o projeto está sendo fundamental para a diminuição da incidência da doença no município, tendo em vista que 50% dos criadouros dos mosquitos estão nos quintais das residências. “O pai, o aluno e o proprietário podem se engajar nesse trabalho, que basicamente se resume no manejo ambiental, como a limpeza de recipientes que podem ser propícios á proliferação do Aedes aegypti.


As ações dos alunos consistem em visitar e cadastrar as residências dispostas a participar do programa. O imóvel castrado no programa recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Esta casa se previne contra a Dengue”.


A premiação será realizada por meio de sorteio às residências e aos agentes mirins que desenvolvem medidas de prevenção à doença.


As escolas sorteadas nessa primeira etapa foram:


- Osmar Cabral, no bairro Osmar Cabral;


- Ulisses Guimarães, no Ouro Fino;


- Francisval de Brito, no Coophamil;


- Ranulpho Paes de Barros, no Santa Isabel.