Educação /

23 de Setembro de 2013 12h07

Pelo menos 34 escolas municipais já participaram do Programa Filhos no Campo

23/09/2013

Rosane Brandão

O Programa Filhos no Campo já beneficiou 1.360 alunos de 34 escolas da rede municipal de Cuiabá.  O programa é direcionado para alunos de 7 a 12 anos de idade, que são levados a uma propriedade rural para conhecer como funciona a vida no campo.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Cuiabá, o Programa Filhos no Campo tem por objetivo aproximar as crianças, que vivem nos centros urbanos, ao meio rural.

Esta semana (de 23 a 27) as visitações continuam com mais cinco escolas beneficiadas. O destino será a fazenda Várzea Alegre, localizada na Rodovia dos Imigrantes, distante 13 quilômetros de Cuiabá.

 

Na segunda-feira (23) será a escola Nossa Senhora Aparecida; na terça-feira (24) escola Maria Ambrósio Pommot; a escola Doutor Orlando Nigro participa da visita na quarta-feira (25); na quinta-feira (26) será a vez da escola Senador Darcy Ribeiro; fechando a semana de visitações, na sexta-feira (27), com a escola Henrique da Silva Prado.

Durante as visitas os alunos conhecem como funciona o dia a dia de uma propriedade rural. Visitam a horta e o pomar, conhecem a criação de gado (leiteiro e de corte), os maquinários e equipamentos agrícolas, entre outras atividades rurais.

O objetivo da Secretaria de Educação é beneficiar até o final do ano as 80 escolas urbanas da rede municipal. Cada uma contará com a participação de com 40 alunos.

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o estado de Mato Grosso tem sua economia baseada na agropecuária, principalmente com a produção e exportação de grãos e a criação de gado. “Mas parte da população não conhece essa realidade. É por isso que estamos incentivando os nossos alunos a participar dessas visitas. Eles vão crescer sabendo que o estado onde moram valoriza as atividades rurais”.

No entanto, para que essas crianças possam ter a oportunidade de conhecer e saber da importância da vida no campo é preciso que o produtor agrícola disponibilize sua propriedade para as visitas.

O pecuarista Getúlio Vilela, proprietário da Fazenda Olho d’Água, é um dos parceiros do programa e diz que abrir sua propriedade para as escolas é uma oportunidade de mostrar para as crianças o valor e a realidade do homem do campo. “Mato Grosso se destaca no agronegócio e as crianças têm que saber disso e conhecer o valor do seu estado e do seu país”.