Educação /

27 de Outubro de 2011 09h11

Parlamentares Mirins foram recebidos pela bancada federal de MT em Brasília

27/10/2011

Giovania Teixeira Duarte: SME: (65) 3645-6578


Em clima de expectativa e ansiedade os 24 alunos eleitos parlamentares mirins da 3ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso viajaram ontem (26-10) para Brasília, onde conheceram o Congresso Nacional. Entre os estudantes, cinco são da rede municipal de ensino de Cuiabá e, os demais, das redes estadual e privada de educação.

A atividade é uma das ações do projeto, e possibilita aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de conhecerem as atribuições e o cotidiano do parlamento estadual.

De acordo com o coordenador do programa na AL, Arturo Tomaselli, pela manhã os parlamentares visitaram a Câmara e Senado Federal e, no período vespertino, foram recebidos pelos deputados federais e senadores de Mato Grosso.

Tomaselli afirma que, do início desta legislatura até o momento, é possível observar a mudança de comportamento dos estudantes envolvidos no programa. “Isso é visível no conceito que eles têm hoje sobre a política e na qualidade dos projetos que apresentam no parlamento estadual. Tudo isso é resultado de todas as ações que desenvolvemos com eles. Esses alunos hoje são formadores de opinião sobre o parlamento”.

Visão mirim

“Agora eu defendo a política porque sei da sua importância para a sociedade”, afirmou a aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Floriano Bocheneki, no bairro Parque Atalaia, Natália Siqueira Tenório, 13 anos.

Antes de ser eleita parlamentar mirim, a estudante conta que a idéia que tinha do tema estava associada apenas à corrupção. “Agora eu assisto aos programas e notícias sobre política, pois sei que dela depende uma vida mais digna para as pessoas”.

Quanto à viagem, a adolescente disse que chegou a perder o sono pensando em como seria a experiência. “Não conheço Brasília e conhecer a capital do país e onde também acontecem decisões políticas importantes será o máximo”.

Na avaliação da secretária adjunta de educação da capital, Cilene Maciel, o Parlamento Mirim é uma oportunidade dos adolescentes exercitarem a cidadania ao experimentarem o trabalho do legislativo. “É um momento favorável para que os alunos possam elaborar um projeto, discutir com as bases e defendê-lo no parlamento. Aí eles passam a entender como todas essas ações refletem na vida da população, destacou.

Os alunos da rede de ensino da capital eleitos para a 3ª Legislatura do projeto Parlamento Mirim são:

- Hariane Cristina Reynaud de Almeida 8º ano – EMEB Firmo José Rodrigues

- Ednan Silva dos Santos 9º ano – Escola Municipal de Ensino Básico Gracildes Melo Dantas

- Ana Júlia da Silva Santiago 7º ano – EMEB Professor Francisval de Brito

- Denilly Dantas de Arruda e 6º ano – EMEB Lenine de Campos Póvoas

- Natalia Siqueira Tenório 7º ano – EMEB Floriano Bocheneki