Educação /

30 de Agosto de 2013 13h30

Palestra "Falando de Morte com a Criança" será proferida para professores de Cuiabá

30/08/2013

Rosane Brandão- 3645-6578

Possibilitar aos educadores espaço de discussão e reflexão sobre as mudanças e perdas presente na vida das pessoas e de crianças. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá promove neste sábado (31), às 8h, a Palestra “Falando de morte com a criança”. A palestra será proferida pela psicóloga doutora Elaine dos Reis Alves do Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM), do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

A palestra vai abordar a visão da morte ao longo da História; o processo de luto; desenvolvimento da criança e compreensão da perda/morte; e como auxiliar crianças e adultos que sofreram perdas.

A apresentação será voltada para cerca de 400 professores do 1º Ciclo, Diretores e Coordenadores das 35 escolas da rede municipal de Cuiabá que implementam o Programa de Saúde Emocional “Amigos do Zippy”.

Realizado pela Associação pela Saúde Emocional da Criança (ASEC), o Amigos do Zippy é um programa internacional desenvolvido no Brasil desde 2007 e já foi implantado nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Em Cuiabá está sendo implementado desde o mês de maio em 35 escolas da rede municipal, atingindo 3.300 alunos do 2° ano, com idade de 6 a 7 anos.

O programa trabalha a saúde emocional das crianças em situação de vulnerabilidade, ensinado-as a lidar com diferentes situações de exclusões vivenciadas na sociedade, como as dificuldades do dia a dia. É organizado estrategicamente para ensinar a criança a se abrir e falar de seus sentimentos e problemas com maior facilidade.

As atividades do Programa Amigos do Zippy estão voltadas à promoção do desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais em crianças e tem como apoiador em Cuiabá o Programa Future First, Programa Global de Educação do Banco Mundial HSBC.

Participam da palestra o Secretário Municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a presidente da ASEC, Tania Paris, a secretária-adjunta de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, além de professores envolvidos com o projeto em Cuiabá.

SERVIÇO

O quê: Palestra “Falando de morte com a criança”

Quando: Sábado (31) às 8h

Onde: Escola Estadual Liceu Cuiabano, Praça General Mallet, 150, bairro Quilombo