Educação /

21 de Novembro de 2012 12h09

Ônibus Biblioteca é mais uma opção de cultura e lazer em Cuiabá

21/11/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


A comunidade cuiabana receberá nesta quinta-feira (22-11), às 9h30, na Praça Alencastro, mais uma opção de cultura de lazer com a reinauguração do Ônibus Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).
 

O espaço é equipado com TV, DVD e notebook com internet móvel, toldo para proporcionar atividades externas com maior conforto as crianças, leitores e visitantes, além de um acervo de aproximadamente 3.000 exemplares de livros, revistas e gibis, além de obras de escritores mato-grossenses. O ambiente conta ainda com fantasias de personagens da literatura infantil, mala literária e o baú surpresa, em que a criança imagina e conta sua história. 

A Biblioteca Itinerante “Saber com Sabor” tem como objetivo oferecer leitura, cultura e lazer às comunidades da zona rural, assentamentos, ribeirinhos, aldeias indígenas, bairros periféricos e praças desprovidos desse atendimento. 

Na programação do evento estão apresentações culturais de alunos da rede de ensino da capital, feira de livros, troca e doação de obras. 

A História 

Inaugurada em 2003, o espaço foi criado com aproximadamente 2.500 exemplares de obras voltadas ao público infantil, infanto/juvenil e adultos, como Clássicos da Literatura Infantil, Romances, Revistas e Gibis. Nesse período, a Biblioteca atendeu escolas, o projeto Prefeitura em Movimento, mutirões e outros eventos quando solicitado. 

Saber com Sabor 

Além do ônibus, as Bibliotecas Saber com Sabor contam com mais sete unidades espalhadas por diversas regiões da cidade, gerenciados e mantidos pela SME. 

O primeiro espaço foi a da Clóvis Cardozo, inaugurada em 2001 pela prefeitura de Cuiabá. As demais estão localizadas nos bairros Santa Isabel, Pedregal, Dom Aquino, Pedra 90, Cidade Verde e Osmar. 

Atualmente as unidades contam com terminais de acesso à internet e algumas já estão climatizadas. O acervo chega a 58 mil livros nas áreas de literatura infantil, infanto-juvenil, mato-grossense, clássica e estrangeira, além de revistas, gibis, livros didáticos e dicionários.