Educação /

05 de Março de 2012 09h00

Obesidade é tema de campanha do Escola com Saúde esta semana

05/03/2012

Giovania Teixeira Duarte-SME-3645-6578

Prevenção da obesidade. Esse é o primeiro tema deste ano do Programa Escola com Saúde, desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o MEC. A campanha, que será realizada de 5 a 9 de março, denominada “Prevenção da Obesidade da infância e na Adolescência”, é lançada nesta segunda-feira (05-03), às 9h, na escola Marechal Cândido Rondon, no bairro Alvorada.

A ação tem como finalidade contribuir para  formação integral e promover a saúde dos alunos, abrangendo 100% dos estudantes do município, em um trabalho realizado nas 144 creches e escolas da rede.

 

Educação e Saúde

 

O Escola com Saúde possui equipes com profissionais especializados nas áreas de avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial e saúde e higiene bucal. Outras ações da iniciativa são a promoção de alimentação saudável, orientação do calendário vacinal, prevenção do uso de álcool e drogas pelos escolares e familiares, promoção da saúde sexual e reprodutiva, além de encaminhamentos para atendimento de consultas especializadas, atendimento psicológico e distribuição de óculos.

Em Cuiabá o programa foi implementado em junho de 2008, pelo Decreto Nº 4.684.

Além do tema de lançamento, o Escola com Saúde também abordará temas como modos de vida saudáveis, diversidade sexual, bullying; homofobia e discriminação e preconceito no cotidiano da escola.