Educação /

20 de Abril de 2012 11h49

Nutricionistas da Secretaria de Educação desenvolvem projeto nas creches de Cuiabá

20/04/2012

Tharyana Durigon sme - (65) 3645-6578


As nutricionistas da Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) estão desenvolvendo um projeto voltado à conscientização das crianças sobre a importância de se alimentar bem.


“Educação Alimentar nas Creches Municipais de Cuiabá” é o nome dado a esta iniciativa, que começou a ser colocada em prática neste mês. A equipe é formada por quatro nutricionistas, que visitam duas creches por dia e realizam atividades como teatro de fantoches, execução de músicas relacionadas à alimentação saudável, apresentação de frutas e verduras, explicando os benefícios das vitaminas que cada uma apresenta. Tudo é feito por meio de uma linguagem que permite o entendimento do público infantil acerca do tema.

 

Além disso, as nutricionistas ressaltam às técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDIs) a necessidade de manter a higiene dentro das creches, principalmente quando envolve a alimentação. “Nós estamos trabalhando não apenas com as crianças, mas com as TDIs também, reforçando algumas orientações como, por exemplo, individualizar o uso de copos, evitando que várias crianças usem o mesmo, além de explicar que a merenda escolar deve ser servida assim que terminar de ser preparada para evitar que a comida fique exposta por muito tempo.”, explica a nutricionista, responsável técnica, Mônica Rosa da Silva.

 

Após realizarem esta etapa de conscientização, a equipe fica atenta ao comportamento das crianças durante as refeições, observando se elas têm resistência a algum alimento, se os mastigam bem e como encaram este momento do dia. “As TDIs e as crianças estão muito participativas e têm mostrado muito interesse em entender a real importância de se alimentar bem”, conta Mônica.


As 50 creches da capital deverão ser visitadas até o final de maio. E em junho, a equipe voltará às unidades para visualizar os resultados do projeto.