Educação /

15 de Fevereiro de 2013 14h34

Metodologia reduz evasão na Educação de Jovens e Adultos

15/02/2013

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Aulas mais atrativas e menos evasão escolar. Essa é proposta do Curso de Formação Continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) aos professores que atuam com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 

O encontro começou ontem e vai até esta sexta-feira (15-02), na Escola Estadual Nilo Póvoas, com a finalidade de preparar os educadores para trabalharem com a especificidade desse público como, por exemplo, faixa etária e realidade socioeconômica. 

“Outro objetivo dessa formação é a troca de experiências sobre o Planejamento de Ensino Integrado com as diversas áreas do conhecimento”, explicou a membro da equipe da EJA na SME, Feliciana Cunha Figueiredo. 

Em 2012, esses profissionais discutiram a legislação que trata do ensino para Jovens e Adultos e a Metodologia de Projetos de Trabalho, onde a prática pedagógica não é estabelecida por disciplina, mas por área de conhecimento. “Esse é um trabalho dialógico e de envolvimento de uma área com a outra. Dessa forma, professores propõem aulas mais dinâmicas e interativas, pautadas na realidade dos alunos, que se sentem mais interessados. Assim, há uma queda da evasão escolar nessa modalidade de ensino”, observou a professora. 

Durante o encontro, os profissionais da educação farão a apresentação do Planejamento Integrado das Unidades de Ensino, que tem como tema central “Direitos Humanos”. 

Cuiabá conta hoje com cerca de 1,3 mil alunos da EJA, atendidos em escolas, Centros de Convivência de Idosos (CCIs) e Sistema Prisional.