/

17 de Janeiro de 2014 09h03

Mais de seis mil profissionais da educação de Cuiabá passam por formação continuada

17/01/2014

Rosane Brandão

O ano letivo de 2014 já começou para os profissionais da educação da rede municipal de Cuiabá. E para dar início ao retorno das atividades escolares, a Secretaria Municipal de Educação está realizando a Semana Pedagógica, que teve início na segunda-feira (13) e segue até esta sexta-feira (17).

Pelo menos seis mil profissionais, entre professores e técnicos, tanto efetivos quanto contratados, que estão na ativa, passam pela formação, que foi organizada de acordo com o cargo de cada profissional.

“Esta formação marca o início do ano letivo de 2014 na rede municipal e estes profissionais estão se preparando para receber os quase 50 mil alunos matriculados em nossas unidades de ensino”, destacou o secretário Municipal de Educação Gilberto Figueiredo, lembrando que na próxima terça-feira (21) começam as aulas na rede municipal.

A formação está sendo realizada com os professores, Técnicos e Auxiliares em Desenvolvimento Infantil (TDI e ADI), equipes gestoras (diretores de escolas e creches, coordenadores e secretários escolar), articuladores do Programa Mais Educação, técnicos em Nutrição Escolar e em Multimeios Didáticos, Técnicos Administradores de Escolas, Serviços Gerais e Vigilantes.

Entre os temas abordados na formação estão a Segurança no Trabalho; Direitos e Deveres do Servidor; Relações Interpessoais; A reformulação da Matriz Curricular de Referência (MCR); As normas atuais sobre o processo de alimentação escolar nas Unidades de Ensino; A Secretaria Escolar/Creche e seus processos organizativos; O Secretário e as ações da função no espaço escolar; além do Documentário de Sensibilização do Programa Mais Educação do Ministério da Educação (MEC).

A diretora Dirce Stela Santos Aldero, da creche São José Operário, do bairro Dom Aquino, elogiou o trabalho da equipe de assessores pedagógicos da Secretaria de Educação, que conduziu a formação.

“São profissionais capacitados e com muita experiência na área pedagógica, que vai me ajudar muito no decorrer de minha gestão como diretora”, disse a professora.

Lília Silvana Faquine trabalha como auxiliar de serviços gerais há 10 anos na escola Darci Ribeiro, no bairro Jardim Industriário, e diz que a as palestras são muito importantes para ajudar na qualidade de vida no trabalho.

“A cada ano de formação nós aprendemos algo novo. E para quem trabalha com serviços gerais, como eu, é muito importante saber lidar com produtos químicos para não prejudicar a saúde”, disse Lília, se referindo à palestra sobre Segurança no Trabalho.

Outra palestra bastante elogiada pelos profissionais da educação foi sobre as Relações Interpessoais. Para Maria Antônia Mendes, auxiliar de serviços gerais da escola Ana Tereza Arcos Krause, o educador precisa ter um bom relacionamento, não só com os colegas de trabalho, mas também com os alunos e os pais, para que o processo educacional tenha bons resultados.

Semana Andragógica - Os professores e gestores das escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação do Campo participaram de uma formação diferenciada, denominada “Semana Andragógica”, educação voltada para adultos.

Na abertura do evento ocorreu o lançamento do livro “Como Educar seu filho na Favela”.

Durante a Semana Andragógica foi feito a retrospectiva da formação 2013, avaliação do processo e apresentação das necessidades formativas dos professores, além da apresentação da pré-proposta de formação para 2014.

A aula inaugural do ano letivo de 2014 da rede municipal será realizada na segunda-feira (20), às 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. E o ano letivo para os alunos começa na terça-feira (21).