Educação /

04 de Setembro de 2012 15h42

Lousas digitais e tablets são algumas das novidades da rede de ensino de Cuiabá

04/09/2012

Tharyana Durigon-3645-6578

A prefeitura de Cuiabá, atenta à importância e à necessidade de trazer para a realidade escolar equipamentos e inovações voltadas ao aprendizado por meio de métodos digitais e tecnológicos, irá implantar o projeto “Tablet: o mundo em suas mãos”, o qual terá como finalidade contemplar alunos do ensino fundamental de toda a rede municipal de ensino com estes aparelhos que, atualmente, já se fazem presente no cotidiano de muitas crianças.

Para conseguir fazer valer esta ação, a prefeitura fez uma adesão ao pregão de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no qual foi possível adquirir cada tablet por apenas R$462,00. O investimento será de aproximadamente R$13 milhões, já que serão adquiridos 22 mil aparelhos. No entanto, neste ano, a previsão de entregas gira em torno de 5,4 mil unidades.

Os professores, que também receberão os tablets, já estão passando por cursos de Inclusão Educacional Digital (IED) e de Tecnologia da Informação (TIC) para aprenderem a lidar com o equipamento. Cerca de 70% já sabem como manusear o aparelho, que servirá como instrumento de ensino; o restante deverá passar por esta formação até o final de setembro.

Os alunos usarão os tablets em sala de aula por apenas duas horas diárias, e poderão levá-los para suas casas para continuarem desenvolvendo atividades pedagógicas, já que o instrumento terá finalidade única e exclusivamente educativa, contendo aplicativos voltados apenas ao ensino.

Para ter fácil identificação e evitar furtos ou, até mesmo, que outras pessoas o utilizem, os tablets serão amarelos e com a logo serigrafada da Secretaria Municipal de Educação (SME), o que os diferenciará dos tablets comuns.

Além disso, como forma de complemento deste novo ambiente que surge, toda a rede municipal de ensino será equipada com lousas digitais. Para este ano, já tem recurso garantido para atender 30% das escolas.

Para que os alunos estudem em um ambiente confortável, já que passam boa parte do dia no ambiente escolar, o FNDE, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), contemplará a rede municipal de ensino com 1.730 aparelhos de ar-condicionado. Este recurso também já está garantido e, até o final de 2012, a rede deverá receber aproximadamente 760, o que já atenderá praticamente toda a rede escolar, que conta com 902 salas de aula, incluindo escolas e creches. Assim que os demais aparelhos chegarem, algumas salas passarão a ter dois aparelhos condicionadores de ar, já que na capital mato-grossense o calor é intenso.

“A prefeitura está investindo em reformas de 38 unidades escolares para melhorar a estrutura oferecida a todos que usam o espaço escolar. A aquisição desses novos equipamentos vem fortalecer ainda mais os pontos positivos da educação municipal da nossa cidade”, afirma o secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis.

Os investimentos não param por aí, toda a rede de ensino de Cuiabá receberá 20 mil conjuntos escolares, incluindo mesa para professor e para portadores de necessidades especiais. A SME já recebeu 5.500 conjuntos, que são projetados de acordo com o tamanho de cada faixa etária, e identificados por cores diferentes, tendo garantia de cinco anos.

Todas essas mudanças têm como principal finalidade garantir que a melhoria na qualidade do ensino avance cada vez mais; pois, dessa forma, equipe gestora, professores e alunos desenvolverão suas atividades diárias em um ambiente mais agradável, equipado e climatizado, o que deverá favorecer à continuidade dos índices positivos da educação da capital, como por exemplo, o resultado do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual Cuiabá atingiu a meta estipulada para 2013, nos anos iniciais e finais.