Educação /

21 de Setembro de 2012 13h35

IV Educa na Praça traz atrações culturais, celebra a chegada da primavera e encanta a praça Santos Dumont

21/09/2012

Tharyana Durigon-3645-6578

Da dança do ventre ao siriri; do judô ao canto e batucadas de fanfarras, foi assim que os alunos da rede municipal de ensino encantaram a praça Santos Dumont na manhã desta sexta-feira (21/09). O “IV Educa na Praça” mostrou à população atrações que revelam um pouco do que é desenvolvido no programa de Escola em Tempo Integral, conhecido como Educa Mais.

Presente em 80 das 92 escolas da capital, o Educa Mais já atende 16.578 alunos e tem como principal finalidade oferecer às crianças um dia inteiro de atividades na escola. Dessa forma, elas permanecem sete horas diárias no ambiente escolar; estudam de manhã e aprendem atividades culturais e esportivas à tarde, e vice-versa.  Isso faz com que fiquem distante das ruas, da criminalidade, do vandalismo, entre outros atos frequentes nos bairros mais carentes.

“Se eu ficar em casa depois de voltar da escola, não tenho nada pra fazer e nem ninguém pra brincar comigo. Eu gosto muito do Educa Mais porque a gente dança, canta, joga e também passamos mais tempo com os amigos”, conta a aluna do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Marechal Rondon, Luiza Bezerra Ribeiro.

O programa existe desde 2008 e desde então realiza o “Educa na Praça” para incentivar, prestigiar e valorizar o trabalho de todos aqueles que se dedicam e acreditam na responsabilidade e nos benefícios que a escola em tempo integral traz à formação das crianças, dando destaque ao importante papel dos articuladores, que são responsáveis por ensinarem o que sabem para estas crianças, seja música, dança ou esporte.

“A maioria dos pais trabalham fora de casa, e podem ficar tranquilos porque sabem que seus filhos vão estar na escola. Além disso, os professores percebem que depois que o Educa Mais chegou na escola, os alunos melhoraram muito seu desempenho em sala de aula”, destaca a articuladora do programa, Norma Conceição Cordeiro, que desenvolve os projetos com os alunos da Emeb Aristotelino Alves Praeiro.

Já a articuladora da Emeb Dom Bosco do Praeirinho, Odiselma Cassiano, explica que o programa também aproxima os familiares da unidade escolar. “As crianças participam demais porque o Educa Mais é o momento de lazer que os alunos têm. Nosso bairro é muito pobre, então, enquanto eles estão na escola, eles estão protegidos. Toda a comunidade gosta, os pais ficam mais participativos também e apoiam”.

Entre todas as autoridades presentes, o secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, acompanhou e assistiu todas as atrações do evento, e prestigiou as tendas dos parceiros da Secretaria de Educação neste evento. “Todas as escolas estão de parabéns. É muito bom quando percebemos que uma ação traz resultados positivos, e isso está visível hoje. O entusiasmo dos nossos alunos e dos profissionais nos mostra isso. E é preciso que o Educa Mais continue nos próximos anos para que nossas crianças ocupem o seu tempo com atividades produtivas e fiquem longe das ruas”, disse Fidélis.

Compromisso com o meio ambiente

Com a temática “Cultura e Esporte a caminho da Sustentabilidade”, o “IV Educa na Praça” chamou a atenção de quem passou pela praça Santos Dumont; pois, além das apresentações, balões coloridos, cartazes e tendas compõe o cenário, unindo cultura e conscientização ambiental no mesmo lugar, em virtude do Dia da Árvore, comemorado hoje, e do início da primavera.

Enquanto os alunos se apresentavam no palco, o Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje) e o Juizado Volante Ambiental (Juvam), parceiros do evento, distribuíram mudas de árvores de acerola, goiaba, tamarindo, e ipê; além de sortearem brindes para os alunos e escolas, como por exemplo, coletor lixo seletivo e uma ecoferrovia – um brinquedo que mostra as etapas da reciclagem do papel por meio de um trenzinho de brinquedo, conforme explicou a gestora administrativa da Supervisão dos Juizados Especiais, Luciana Castrion da Fonseca Salema.

Os Guardiões do Meio Ambiente também vestiram a camisa e deram sua contribuição, impedindo que copos descartáveis de água deixassem a praça poluída.

Outra ação ambiental importante, desenvolvida na semana passada por alunos de dez escolas da rede municipal de ensino, foi a gincana de coleta de plástico, em parceria com a empresa Agro Amazônia e o Horto Florestal. No total, aproximadamente 670 quilos do material foram coletados.

As escolas vencedoras foram premiadas também na praça Santos Dumont, sendo que o primeiro lugar ficou para a Emeb Maximiano Arcanjo da Cruz; o segundo para a Emeb Orlando Nigro, e o terceiro para a Emeb Hélio de Souza Vieira, as quais coletaram 166, 87,5 e 60 quilos de plástico respectivamente.

Todos estes acontecimentos foram presenciados por servidores, alunos, familiares e pelas seguintes autoridades: secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel; juiz do Juvam, Dr. José Zuquim Nogueira; presidente da Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico de Mato Grosso (Fundetec-MT), Ivo da Silva; sócio diretor da empresa Agro Amazônia, Edson Keiller; comandante adjunto do 10º Batalhão de Polícia Militar, Major Zacarias; secretário de Meio Ambiente, Lécio Costa, bem como o secretário adjunto, Anildo de Arruda, entre outros.

O IV Educa na Praça contou, ainda, com a parceria das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Transporte Urbano e Saúde; bem como de alguns estabelecimentos comerciais da capital: Choppão Restaurante, Getúlio Restaurante, Droga Chick e Rede Mato-grossense de Televisão.

O mais interessante é que todas estas ações, seja no meio esportivo, cultural ou ambiental, têm um único propósito, o de contribuir para um futuro melhor por meio da educação, conhecimento, conscientização e formação das crianças da rede de ensino de Cuiabá. “O desafio ainda é grande, mas os resultados que já estamos colhendo são muito positivos, e isso nos da força e vontade de continuar com as atividades já existentes, e criar novas possibilidades também. Tudo para melhorar cada vez mais”, diz a coordenadora do Educa Mais, Elizany Roza.

O “IV Educa na Praça” segue com as atividades na praça Santos Dumont até as 17h30.