/

04 de Junho de 2011 07h48

Humanização do espaço escolar mobiliza alunos, professores e funcionários na Semana do Meio Ambiente

04/06/2011

Giovania Teixeira Duarte- Assessoria-SME

Para terem um ambiente de trabalho e aprendizagem visualmente mais atrativo, alunos, professores e funcionários da escola municipal Celina Fialho, no bairro Alto da Serra, promoveram ontem (03-06) diversas atividades em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, denominadas “Humanização do Espaço Escolar”.

Entre as ações desenvolvidas para atingir esse objetivo estão a pintura do muro, plantio de árvores, construção de um jardim, revitalização da horta escolar e limpeza do entorno da unidade de ensino.

A ideia, segundo a coordenadora pedagógica da escola, Maria Maglori Giacomo, nasceu da observação de que o ambiente poderia ser mais alegre e estimulante para a comunidade. “Concluímos que poderíamos agregar o belo ao nosso cotidiano por meio de algumas iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo Educa Mais. Humanizar, nesse sentido, significa deixar o espaço mais alegre, e aproveitamos o período que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente”, explicou.

Programa Educa Mais é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria de outras secretarias do município e oportuniza o acesso de estudantes da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete e meia hora diárias.

Para o articulador do projeto na escola, Jovaldo Evangelista, a aquisição de novas posturas em relação ao meio ambiente e ao próprio ser humano deve ser estimulada especialmente nas crianças, tendo em vista que são mais receptivas ao conhecimento. “Acho importante que não esqueçamos também de nos conscientizarmos em relação às pessoas e as condições em que vivem”.

Cuidar da natureza e, conseqüentemente, do homem, é uma lição aprendida pelo aluno do 6º ano do Ensino Fundamental da unidade, Albert Magalhães Luz, 11 anos. Segundo ele, a falta de atenção com o meio em que se vive acaba repercutindo na qualidade de vida das pessoas. “Ficamos doentes por causa da falta de cuidado com o lixo, que provoca a dengue, das queimadas, que poluem o ar que respiramos”.

“Aprendi que o papel da balinha deve ser colocado no bolso e depois jogado no lixo”, ensina a estudante do 4º ano, Anny Beatriz Santiago. Outras ações, segundo ela, como a coleta seletiva do lixo e a limpeza dos quintais também melhoram a qualidade de vida no planeta.

Na avaliação do diretor da unidade ensino, Loredil Fernandes, o processo de ensino na escola é dividido em duas etapas: antes e depois do Educa Mais. “Muitas dessas crianças que hoje estão aqui envolvidas nesse projeto voltado para o meio ambiente viviam nas ruas, em situação de risco, quando não estavam na escola. Agora elas se envolvem em atividades diferenciadas que colaboram com aprendizado delas em sala de aula. O Educa Mais promoveu uma mudança muito positiva para a escola e a comunidade”.

Na avaliação da assessora pedagógica da SME, Sandra Queiróz, iniciativas como a da escola Celina Fialho constroem uma identidade territorial, ou seja, desenvolve a consciência de cuidar e preservar o espaço em que se vive.  “Todo esse envolvimento é voltado para a qualidade de vida das pessoas para que elas desenvolvam o sentimento de pertencimento na relação que possuem com o meio onde vivem”, analisou a assessora.

 

Mais informações:
(65) 3313-3001