Educação /

22 de Maio de 2012 15h00

Gestores de escolas municipais contam com novo método de avaliação

22/05/2012

Tharyana Durigon-3645-6578

Os diretores, coordenadores e secretários de todas as escolas da rede de ensino de Cuiabá reuniram-se na manhã desta terça-feira, no Hotel Fazenda Mato Grosso, para conhecer o novo método de Avaliação de Gestores das unidades de ensino.

O momento foi de apresentação e esclarecimentos acerca do novo método de avaliação adotada. Isto já acontecia nas unidades de ensino da capital, mas agora esse processo terá uma nova dinâmica e um novo instrumento, denominado Matriz, que traz conteúdos e itens de avaliação.

“O nosso propósito é integrar o trabalho dos diretores, coordenadores e secretários. Queremos que cada um da equipe gestora desempenhe sua devida função com propriedade. Tenho certeza que dessa forma teremos resultados melhores”, observou o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho.

Anteriormente, o instrumento utilizado não ajudava a compreender, por exemplo, em que o diretor, o coordenador e o secretário se diferenciavam em seu exercício, e permitia, por outro lado, que as pessoas fizessem uma avaliação muito subjetiva, atribuindo valores e conceitos que não correspondiam à verdade do trabalho realizado pelos diversos gestores.

O coordenador de Avaliação Institucional, Aristides da Costa Neto, explicou que os conceitos atribuídos não eram questionados. “Na dinâmica de avaliação é preciso fazer um relatório, levando em consideração cada critério e item. O gestor vai dizendo o que aconteceu, o que não aconteceu e apresentando as evidências documentais. Isso torna a avaliação mais objetiva, mais justa, e permite com que cada pessoa em sua atividade seja avaliada corretamente”.

Esta mudança visa, ainda, colocar o processo em constante discussão; pois, uma vez que avaliado corretamente, facilita a observação dos pontos positivos e negativos da equipe gestora, possibilitando a troca de ideias e de opiniões com os avaliadores, buscando sempre melhorar a qualidade do trabalho oferecido.

O diretor geral de Gestão Educacional, Gilberto Fraga de Melo, pontua que o planejamento é elaborado a partir de um diagnóstico, e para isso se empreende uma avaliação. “Ao se elaborar objetivos, metas e ações, temos que definir mecanismos para acompanhar aquilo que nós estamos planejando. Isso significa avaliar esse recurso”.

O evento contou também com a presença da secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel; da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep/Cuiabá), Helena Bortolo; do presidente do Colegiado de Professores, Vitório Sales; e da professora Wilma Gomes de Oliveira, representando o Conselho Municipal de Educação.