Educação /

04 de Dezembro de 2012 14h32

Estudantes da capital participam do projeto Filhos no Campo

04/12/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Alunos da rede municipal de ensino da capital participam durante esta e a próxima semana (03 a 14-12) de aulas de campo em fazendas nos arredores de Cuiabá.

A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), com a finalidade de aproximar as crianças que vivem nas cidades das ações desenvolvidas no espaço rural.

Divididos em turmas de 40 alunos, os estudantes visitam as propriedades e conhecem o cotidiano das pessoas que lá residem, como a produção de alimentos, cuidado com os animais e a relação com o meio ambiente. Os estudantes também participam de atividades lúdicas e recreativas.

Segundo o coordenador o supervisor do Senar, Rodrigo Fischdick, o projeto foi idealizado pelo Sindicato Rural de Matupá e expandido aos maiores municípios de Mato Grosso, tendo em vista que o estado é eminentemente agrícola. “Nosso objetivo é aproximar as crianças dos centros urbanos com o campo para que elas percebam a importância do agronegócio”.

A primeira escola a visitar uma propriedade rural em Santo Antônio do Leverger foi a Agostinho Simplício, no bairro Poção, que foi recepcionada por funcionários e representantes do Senar com um café típico da fazenda. “Agradecemos a oportunidade e o privilégio de termos uma aula tão rica como essa. Os estudantes que aqui estão terão uma experiência única e poderão socializar com os outros alunos da escola”, afirmou a diretora da unidade de ensino, Vânia Cristina Vanega.

Na ocasião, os alunos foram acompanhados por monitores, que passaram informações os levaram para conhecer as baias onde ficam os cavalos, os currais e a ordenha das vacas. Também foram informados pelo gerente da fazenda como é feita a alimentação dos animais e puderam tirar leite. “Eu não conhecia pessoalmente animais como jumento e ovelhas e nem o que eles comem. Também percebi que não é fácil o trabalho na fazenda”, observou Antônio Carlos Alves Souza, 9 anos, estudante do 4º Ano do Ensino Fundamental.

A experiência de tirar leite de uma vaca foi o que mais marcou o também estudante do 4º Ano, Leonardo Martins de Freitas, 9 anos. “Aprendi várias coisas sobre o espaço rural, como os alimentos que são produzidos aqui e a alimentação dos animais. Eu nunca tinha, por exemplo, uma galinha de angola de perto”, disse, empolgado.

“Essa integração entre sala de aula e vivência é um dos objetivos do programa Educa Mais, desenvolvido pela Secretaria, pois possibilita que aluno traga a sala de aula para a prática”, analisa a assessora pedagógica SME, Andréia Mesquita Foratto.

De acordo com ela, são várias as possibilidades de abordagem do projeto Filhos no Campo. “Uma das questões a ser discutida é a relação que o homem do campo com o meio ambiente, pois, como nossos alunos moram na cidade, muitas vezes eles desconhecem a origem dos produtos que consumimos diariamente. Essa é uma oportunidade muito valiosa para os nossos estudantes”.