Educação /

30 de Junho de 2011 08h00

Escolas municipais são premiadas na 10ª Semana Estadual de Prevenção às Drogas

30/06/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

As escolas municipais Gracildes de Melo Dantas, Lenine de Campos Povoas e Floriano Bolchenekli receberam na última terça-feira (28-06) a premiação do Concurso de Frases, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas Sobre Drogas, durante a X Caminhada pela Vida, com o tema, “Arte e Cultura na Prevenção do Uso de Crack e outras Drogas”.

Os eventos foram integrantes da programação da 10ª Semana Estadual de Prevenção às Drogas, realizada Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), por meio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen MT), 18 a 29 de junho.

Entre os critérios avaliados na escolha das frases foram observados a criatividade e a Expressão que mais se aproximava do tema proposto.

Durante a cerimônia, realizada no auditório do Tribunal de Justiça Federal, a presidente do Conen MT, Ana Elisa Limeira, disse que os dez dias Semana Estadual de Prevenção às Drogas são para mostrar para a sociedade, por meio de blitz educativas, seminários e a caminhada, quais os projetos estão sendo desenvolvidos durante o ano todo nesse sentido. “A premiação é apenas um muito obrigado para as diversas instituições que estão conosco colaborando para a redução dos danos do uso do álcool e de outras drogas”, fazendo referência também às entidades que receberam diplomas de “Mérito Pela valorização da Vida”, concedido pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas(Senad).

Na oportunidade, o diretor de gestão educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, destacou a parceria com o Conen e os projetos educativos e sociais desenvolvidos nas escolas públicas municipais, como o Educa Mais, que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. “Acredito que vocês nunca encontrarão no ambiente de trabalho de vocês os alunos que participam desses programas, pois elas possuem um brilho interior e não precisam estar sob o efeito de algo para expressarem um sorriso”, disse aos magistrados e policiais presentes.

Segundo o diretor, essa confiança é creditada aos educadores que direcionam essas crianças e adolescentes. “Eles representam o maior desafio que temos aqui. Esse é o papel do educador”, concluiu.

“Esse trabalho não se esgota com essa entrega de prêmios”, lembrou a secretária adjunta de Justiça e Direitos Humanos, Vera Araújo, ao reiterar que o trabalho de prevenção e combate às drogas deve ser uma ação de Estado. “É preciso que as autoridades tomem pra si esses enfrentamentos em várias vertentes. É uma luta conjunta, que não deve ter pai ou mãe. É uma luta nossa”. 
 

Mais informações:
(65) 3645-6578