Educação /

09 de Setembro de 2013 12h50

Escolas municipais fazem bonito no desfile cívico de Cuiabá

09/09/2013

Rosane Brandão

Oito escolas da rede municipal de Cuiabá participaram no sábado (07) do desfile cívico do Dia da Independência. A bela apresentação dos alunos com as bandas, fanfarras e corpo coreográfico, arrancou aplausos do público presente.

O desfile foi realizado em frente à 13ª Brigada de Infantaria Motorizado, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA). Ao menos quatro mil pessoas compareceram ao local para prestigiar o evento.

O secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, que representou o prefeito Mauro Mendes no evento, destacou a importância do dia 7 de setembro como a data em que ocorreu um dos fatos históricos mais importantes do país. “Não podemos esquecer que foi em um ato de bravura de Dom Pedro I, ocorrido nesta data, que o Brasil conquistou a independência. Este é um momento do povo demonstrar o sentimento de civismo”.

Participaram do desfile as escolas municipais de Educação Básica São Sebastião; Esmeralda de Campos Fontes; Jesus Criança; Firmo José Rodrigues; Francisco Pedroso da Silva; Senador Darcy Ribeiro; Ranulpho Paes de Barros; e a escola rural Estevão Alves Corrêa.

Cada unidade de ensino preparou uma apresentação especial para comemorar a data. Entre as escolas que se destacaram no desfile foi a Jesus Criança, do bairro Pascoal Ramos, que fez uma belíssima apresentação com a banda infanto-juvenil e o corpo coreográfico. No entanto, a grande atração da escola foi a aluna Jéssica, de apenas 5 anos de idade, que fez bonito em sua performance como baliza do corpo coreográfico.

A última escola municipal a desfilar foi a Ranulpho Paes de Barros, que já se tornou uma das mais importantes do estado pelos títulos conquistados com a banda marcial, o corpo coreográfico e o maestro da banda Francisval Costa.

A aposentada Maria Lúcia do Carmo Santana, 72 anos, diz que todos os anos assiste o desfile cívico em Cuiabá e fica feliz em ver que o civismo ainda faz parte da vida do cuiabano. “Assistir o desfile cívico é uma tradição em minha família. Desde criança meu pai já me trazia para prestigiar esse momento e é muito bonito ver como as pessoas, principalmente as crianças e jovens, continuam prestigiando”.

Quem também fez questão de prestigiar o evento foi Jefferson Neves Cavalcanti que mora no CPA 4 e levou os três filhos para assistir o desfile. “Está muito bonito e bem organizado. Achei também que esse local ficou mais apropriado”.

A filha de Jefferson, Julia Mirela Nogueira Cavalcanti, 11 anos, ficou encantada com a apresentação das escolas. “Gostei muito do desfile, principalmente da apresentação das balizas. Espero um dia poder desfilar pela minha escola”.

Além das escolas, o desfile também contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Aeronáutica, Marinha e Polícia Militar.